Os melhores airbnb no Rio e praias do Sudeste
Escolhemos a dedo casas lindas para quem quiser dar uma escapada segura e se isolar em praias e florestas próximas ao Rio
Algumas casas são tão cenográficas que já valem sozinhas a viagem. Bangalôs na floresta, com tetos de vidro escancarados para as estrelas, ofurôs encarapitados sobre paisagens de perder o fôlego, contêineres instagramáveis flutuando em lagos e mares tranquilos são só alguns exemplos do que pode se achar para alugar por alguns dias e se isolar com toda a segurança que o momento pede, mas com beleza e charme. Hoje, trago uma seleção de casas incríveis no airbnb na região do Rio de Janeiro.
Airbnb em Paraty, Cunha e Serra da Bocaina
Praias, cachoeiras, florestas e, de quebra, uma linda cidade histórica. Essa região é indicada tanto para quem quer curtir uma viagem isolada no meio da natureza, quanto para quem quer um roteiro que conjugue praias com um charmoso centrinho e bons restaurantes.
Casa na Floresta com cachoeira em Paraty
Sou completamente apaixonada por essas duas casas. Estão na floresta, em meio à Serra da Bocaina, mas a apenas 15 minutos da cidade histórica de Paraty. Ficam numa propriedade por onde passa um rio, com cachoeira e piscinas naturais, e tem um conceito sustentável e de integração completa com a natureza.
O lugar tem ainda uma área de produção agroflorestal, onde o hóspede pode colher sua alimentação orgânica. Para visitar, por perto há a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan, que ficam a apenas 10 minutos, e o centro de Paraty.
A Casa do Macaco se inspira na arquitetura indígena, com varandas panorâmicas, um quarto de de casal e uma sala de estar com futon (que pode se converter em um segundo quarto). Nela, cabem até quatro pessoas.
A outra é a Casa Arca, no mesmo terreno, também com uma proposta completamente sustentável e cravada de frente para o rio. Ela é feita de materiais tecnológicos que não causam impacto, cercada de árvores, e costuma receber como visitantes borboletas azuis e macacos.
Também como na Casa do Macaco, pode-se contar com a colheita orgânica local para as refeições.
Casa de praia em Paraty-Mirim
A ideia é praia? A Casa de Vidro foi onde nos hospedamos na nossa última viagem a Paraty e Mamanguá. Fica na encosta de Paraty Mirim, é o melhor lugar para ficar em Paraty e Mamanguá se a ideia for juntar mar, natureza e isolamento.
A casa é toda de madeira, pedra e enormes janelões, com piscina e deques sobre o oceano. Há, também, um píer e acesso ao mar. A casa tem 3 suítes e 1 quarto, e acomoda até 10 pessoas. Para chegar, o acesso é de barco, combinado com o hóspede no ato da reserva.
Casa para alugar no Saco do Mamanguá
Essa casa fica no Saco do Mamanguá (leia aqui sobre o Saco do Mamanguá), um lugar de natureza intocada, que atrai quem gosta de mar, trilhas e cachoeiras. É uma casa gostosa, com acesso ao mar, e que preserva as características da arquitetura caiçara. Tem quartos iluminados, sala, cozinha, banheiro, varanda e jardim.
Para chegar, é preciso pegar um barquinho no cais de Paraty-Mirim. O anfitrião organiza os traslados dos hóspedes.
Ilha do Araújo
A Ilha do Araújo fica próxima a Paraty. Tem uma parte bem turística, que recebe viajantes que fazem bate-volta de 1 dia, uma outra onde moram os caiçaras, e uma terceira área protegida que faz parte da APA do Cairuçu. É um lugar gostoso de praia, a cerca de 4h30 de estrada e depois 300 metros de barco, que pode ser pego no cais da Praia Grande.
Vale visitar a vila caiçara e a igreja de São Pedro, que ficam na praia do Pontal, no lado oeste da Ilha do Araújo.
Casa sossegada na Ilha do Araújo
Uma propriedade com praia sossegada, deque sobre o mar, e o estilo charmoso das casas caiçaras. Ou, em poucas palavras, um refúgio delicioso em meio à natureza. Quem recebe os hóspedes aqui é a Ana Bianca Marin, em 3 casas que por muitos anos foram usadas pela família para se reunir.
Hoje, as casas viraram um airbnb, e são completamente preparadas para receber viajantes. Um bangalô acomoda até 4 pessoas, o outro mais 4, e há ainda uma casa linda que comporta até 5 hóspedes. Elas podem ser locados separadamente, sem que se perca privacidade, ou juntas.
Uma coisa muito bacana é que a Ana, anfitriã, também organiza passeios pela ilha e tem um serviço delicioso de catering que segue o conceito “da terra e do mar direto para a mesa”.
O clima é esse das fotos. Delícia é pouco.
Airbnb Ilha Grande
Praias mais vazias, trilhas, cachoeiras e um roteiro ao ar livre numa das ilhas mais bonitas do Brasil. A Ilha grande é um ótimo destino para se isolar por uns dias, e há opções ultra charmosas de casas.
Casa no Saco do Céu
O Saco do Céu é uma praia linda na Ilha Grande, próxima do continente, mas ainda assim muito sossegada e exclusiva. E é lá que fica essa propriedade. Tem duas casas à beira-mar, que juntas podem receber até 14 hóspedes, com jardim gramado, praia privativa e um deck gostoso sobre o mar.
O transfer, a partir de Portogalo, pode ser organizado pelos anfitriões.
Jungle Lodge – Glamping em Ilha Grande
Já pensou dormir na Ilha Grande em um quarto sem paredes, devassada para o mar e a floresta? Essa é a proposta do Jungle Lodge, uma cabana suspensa e aberta com conceito de glamping, que fica no meio da natureza de Abraão, na Ilha Grande. Acho um charme!
O acesso é por caminhada, a 20 minutos da vila de Abraão. Tem ainda deck, espaço para yoga, sala de estar e café da manhã ao ar livre.
Airbnb Ubatuba e Praia do Félix
Pouco depois de Paraty-Mirim, fica a Praia do Félix. Já é divisa com São Paulo, em Ubatuba, mas decidi incluir porque adoro o roteiro de praias e cachoeiras de lá, e porque há casas espetaculares.
Casa na Praia do Félix
Cercada pela floresta de um lado, debruçada sobre a praia, e com um projeto moderno que privilegia a conexão com a natureza. Assim é essa casa na Praia do Félix, que eu adoro.
A sala é totalmente aberta e integrada ao deck, os quartos têm portas de vidro no lugar de tijolos, e sempre com a vista do mar. O Fábio, dono da casa, é fotógrafo e diz que esse é um lugar para observar os pássaros, curtir a praia e relaxar. Ele tem toda a razão.
A propriedade tem 3 quartos, e acomoda até 7 pessoas. A praia está logo abaixo, a apenas 3 minutos de caminhada.
Casa de revista na Praia do Félix
A casa de vidro já foi capa da edição comemorativa de 25 anos da revista Casa e Construção.
De novo, um projeto integrado à paisagem, com grandes vidraças, varandas e decks cercados pela floresta e pela vista do mar. É ideal para quem viaja com mais gente: cabem 8 pessoas na casa, em 4 quartos.
Airbnb em Ubatuba com piscina debruçada sobre a paisagem
Se você está viajando com mais uma pessoa apenas, e procura um lugar aconchegante, na praia, cercado de natureza e com valores acessíveis, a Casa Araucária é o seu número. É outro airbnb delicioso na Casa do Félix, com um piscina de fundo infinito com vista para a baía, deck, varanda. Um lugar bem romântico e intimista.