Dicas de Jeri: sol, mar, ruas de areia e muita festa
Com lagoas cristalinas de água doce, mar de água morna, com ruas de areia e fervo noturno, Jeri é um destino belíssimo e festeiro
Um vilarejo de pescadores em meio às dunas do Ceará, que foi descoberto pelos hippies, depois pelos gringos, e hoje é rota da galera do wind, do kitesurf e de quem gosta de um turismo praiano com badalação. Com lagoas cristalinas de água doce, mar de águas mornas, e ruas de areia e fervo noturno, Jeri é um destino belíssimo e festeiro.
Siga o instagram do Juju na Trip para mais dicas de viagens.
Como Chegar em Jericoacoara
Jericoacoara fica no pequeno município de Jijoca, a 300 km de Fortaleza, no Ceará. O ideal é voar com a Azul Linhas Aéreas para o aeroporto de Jeri, e de lá seguir pegar um transfer. O valor é R$8o por pessoa (quem organizou nosso transfer, de forma super pontual e confortável, foi o Sérgio: 85-9854-0148, do Emoções Off Road Jeri)
Quando ir para Jeri
O nordeste brasileiro geralmente faz sol o ano inteiro mas é claro que existem algumas épocas de chuva. Entre o final de maio a julho, a região fica mais chuvosa.E de setembro a fevereiro, entram os ventos alísios.
Se você está querendo praticar windsurf, a melhor época é de agosto a dezembro, quando sopram os ventos alísios constantes. Fica incrível para praticar! Durante o carnaval e réveillon, fica cheio demais.
Melhores hoteis em Jeri
Jericoacora tem ótimas pousadas-boutique. Nos hospedamos na Casa de Areia, e recomendo. Fica de frente para a praia, com quartos espaçosos, e decoração em tons de areia. O café-da-manhã é simplesmente incrível, com bolos, crepes, omeletes, frutas, iogurtes de todos os tipos, sanduíches e pães artesanais, servido numa área de frente para o mar.
Pegamos a suíte master com vista para o mar e para as dunas, e uma super varanda com piscina privativa. Achei ótimo, mas deixo aqui a mensagem de que o hotel – embora seja na praia – fica perto da rua principal do vilarejo e há um certo barulho da caixa de som dos ambulantes.
A Casa de Areia também tem um deque delicioso, com ombrelones de frente para a praia, piscina, bar e restaurante com um esquema de jantar super bacana: a cada dia, há uma atração para entreter os comensais, de voz a violão e violino. Sempre de um jeito muito light e gostoso.
O Casa da Praia parte do mesmo complexo do Casa de Areia, e divide o espaço da piscina e café, mas tem quartos um pouco menores.
Onde Comer em Jericoacoara
Para jantar em Jericoacoara:
O restaurante do Casa de Areia, o La Plage, é uma delícia, com vibe romântica, e comida deliciosa. Atum selado em crosta de gergelim com legumes e wasabi, risoto de camarões e outras delícias estão no menu do restaurante, que tem ainda menu surpresa às quintas, luau às quintas, e música ao vivo aos sábados.
Outro clássico de Jeri é o Tamarindo, e vá no risoto de camarão e no camarão no abacaxi. Do clima, o Tamarindo tem uma iluminação intimista, velas e clima pé-na-areia chique.
Outro que é um achado é o Éllo, um restaurante mais contemporâneo assinado por dois belgas.
Já para uma massinha gostosa e com preço justo, recomendo a Cantina Jeri, na Rua do Forró.
E não deixe de ir no Gelato & Grano, na praça. São deliciosos e com uma boa variedade de sabores. Um bom pit stop para depois de um dia de praia.
O Que Fazer em Jericoacoara.:
Lagoas Azul e do Paraíso: Com um pequeno passeio de bugre pelas dunas você chegará nela. A Lagoa de Jijoca são na verdade duas, A Lagoa Azul, que tem águas calmas, claras e banco de a areia, e a Lagoa do Paraíso, que têm uma coloração bem mais bonita que a primeira e também redes instaladas dentro do mar. Não deixe de ir! (de novo, recomendo o Sérgio: 85-9854-0148, do Emoções Off Road Jeri).
Vale dizer que, na Lagoa do Paraíso, há pequenas barracas de apoio e o Beach Club Alchymist. Esse segundo é gigante, com som alto, bangalôs vips caros e bastante barulho. Eu prefiro os menores, como o restaurante água viva, onde o que se houve é apenas o vento e o movimento das águas
Aulas de Kitsurf, Windsurf, SUP e Surf: É muito legal, e há aulas para crianças também! Muitas escolinhas estão disponíveis para as crianças também. A MH Kite School, Kiteiscool e Xavi Surf School são algumas escolas da região que você pode aprender a fazer esses esportes.
Buraco Azul: é lindo, e nas primeiras horas da manhã fica vazio. Trata-se de uma lagoa artificial muito gostosa.
Pedra Furada: É um dos cartões portais da região e todo mundo que visita se encanta. Para chegar nela é preciso fazer uma pequena caminhada de 1h30 minutos partindo da praia de Jericoacoara. Opte por ir caminhando. A outra forma é de carroça, mas o animais são absurdamente maltratados; magros e machucados. As charretes causam MUITO sofrimento aos jegues. :((((
Duna do Pôr-do-Sol: Todos os dias, o mesmo e maravilhoso ritual se repete. É no fim do dia que todos sobem a duna, no canto da praia de Jeri, para saudar o sol poente.
Forró a Noite: O melhor é o do espaço Serra e Mar. Tem também na Dona Amélia.