Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Todos os títulos nacionais do Fluminense

Taça de Prata 1970: O primeiro campeonato nacional conquistado pelo Tricolor foi disputado num país empolgado com o tricampeonato mundial e com os craques da conquista espalhados em diversos dos 17 times participantes. Palmeiras e Atlético-MG, melhores do grupo A, e Cruzeiro e Fluminense, do grupo B, disputaram o título em um quadrangular de turno […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h17 - Publicado em 12 nov 2012, 01h04

Taça de Prata 1970: O primeiro campeonato nacional conquistado pelo Tricolor foi disputado num país empolgado com o tricampeonato mundial e com os craques da conquista espalhados em diversos dos 17 times participantes. Palmeiras e Atlético-MG, melhores do grupo A, e Cruzeiro e Fluminense, do grupo B, disputaram o título em um quadrangular de turno único. Depois de vencer Palmeiras no Rio e Cruzeiro em Minas, ambos por 1×0, o Flu foi campeão empatando com o Atlético-MG no Maracanã em 1×1, no dia 20/12, gol de Mickey. O goleiro Félix e o lateral-esquerdo Marco Antônio eram os representantes tricolores no tricampeonato no México meses antes.

Brasileiro 1984: O primeiro time a conquistar o Brasileiro e o Carioca no mesmo ano foi o Flu de 1984. Nos anos 80 os Brasileiros eram disputados por mais de 40 times, e não foi diferente em 1984. Depois de passar bem por três fases de grupo, o Flu foi ainda melhor no mata-mata decisivo. Nas quartas, contra o Coritiba, 2×2 fora e 5×0 em casa. Nas semi, contra o Corinthians, vitória de 2×0 fora e 0×0 em casa. Na final com o Vasco, 1×0 e 0×0 em dois jogos no Maracanã lotado, com o paraguaio Romerito marcando o gol da vitória no primeiro jogo.

Série C 1999: Nem todo título enche o torcedor de orgulho. Depois de um pesadelo que durou três anos o Flu calçou as sandálias da humildade e encarou a Série C da melhor forma possível: ganhando. Enfrentou adversários desconhecidos e até bizarros, como o Dom Pedro, time originado nos Bombeiros de Brasília. O título veio no dia 23/12, com uma vitória de 2×0 sobre o Náutico nos Aflitos, dois gols de Roger.

Copa do Brasil 2007: Com péssima campanha no Carioca, o Flu trocou de técnico para tentar se preparar para o Brasileiro mas o resultado começou a aparecer antes. Comandado pelo novo técnico Renato Gaúcho, o time foi passando pelos adversários com vitórias fora e empates em casa, e na decisão não foi diferente. Após empatar no Maracanã em 1×1, o Flu venceu por o Figueirense em Florianópolis por 1×0, gol de Roger, dando início a uma fase de muitas conquistas que vem durando até hoje.

Brasileiro 2010: Foi o título de Conca. O argentino jogou todos os 38 jogos da campanha, fato inédito para jogador de linha, e sempre comandando a equipe com raça, categoria e inteligência. Embalado pela empolgante fuga do rebaixamento do ano anterior e com a presença de Muricy Ramalho no banco, que chegou a recusar convite da CBF para permanecer nas Laranjeiras, o Flu fez um belíssimo meio de campeonato, administrou a vantagem ao longo do segundo turno para dar uma bela arrancada na reta final e garantir o título na última rodada, vencendo o Guarani no Engenhão por 1×0, gol de Emerson.

Brasileiro de 2012: A forma como o título foi conquistado ainda está na cabeça de todos. Por isso listamos algumas curiosidades estatísticas:
• O Flu precisa de sete pontos nos últimos nove que vai disputar para conseguir a melhor campanha de todos os tempos nos pontos corridos, que até hoje é do Cruzeiro de 2003, que fez 72,46% dos pontos disputados. Chegando a 83 o Flu terá conseguido 72,81%.
• Desde 2007 o campeão não conquistava o título de forma antecipada. Dos dez campeonatos disputados por pontos corridos, 6 foram conquistados na última rodada. Cruzeiro em 2003, São Paulo em 2006 e 2007 e o Flu 2012 conquistaram antecipadamente.
• Jogadores que estavam no clube no título de 2010: Carlinhos, Gum, Leandro Euzébio, e Fred, titulares nas duas campanhas. Deco, teoricamente titular também, mas que ficou de fora de muitos jogos nas duas campanhas por problemas de contusão. Ricardo Berna, Digão, Diguinho e Valencia, mais reservas que titulares. E o terceiro goleiro Klever, que não jogou um minutinho sequer em nenhuma das duas campanhas, mas já tem dois títulos brasileiros no currículo.
• Pela terceira vez na história um time é campeão Carioca e Brasileiro no mesmo ano. Além do Flu em 1984 e 2012, só o Fla em 2009 conseguiu a proeza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.