Perspectiva 2012 – clubes, seleção e Maracanã
Perspectivas para a temporada 2012, sob o ponto de vista das coincidências históricas. Botafogo: Com os três rivais dedicados à Libertadores, o Glorioso, em tese, tem grandes possibilidades de ficar com o Carioca. Em 2006 o futebol carioca não estava com essa bola toda, mas enquanto os rivais avançavam até as semifinais da Copa do […]
Perspectivas para a temporada 2012, sob o ponto de vista das coincidências históricas.
Botafogo: Com os três rivais dedicados à Libertadores, o Glorioso, em tese, tem grandes possibilidades de ficar com o Carioca. Em 2006 o futebol carioca não estava com essa bola toda, mas enquanto os rivais avançavam até as semifinais da Copa do Brasil o alvinegro foi campeão carioca contra os pequenos, ganhando a decisão da Taça Guanabara contra o América e a do Carioca contra o Madureira.
Flamengo: O primeiro jogo da história foi em 03/05/1912, vitória por 16×2 contra o Mangueira. Os rubro-negros esperam que o ano do centenário do futebol seja mais feliz que o ano do centenário do clube. Em 1995, com os tetracampeões Romário e Branco e o xodó Sávio o time perdeu o Carioca por causa do célebre gol de barriga de Renato Gaúcho que tirou o Flu de uma fila de quase 10 anos sem títulos e foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil pelo Grêmio, jogo do também célebre tapa de Felipão na cara de Luxemburgo. No 2º semestre Branco saiu, Edmundo chegou, a campanha no Brasileiro foi um fiasco, com a 21ª colocação, e a última chance de título no ano foi perdida na final da Supercopa, quando uma vitória de 1×0 foi insuficiente oara reverter a derrota de 2×0 no jogo de ida e frustrar a multidão de muito mais de cem mil pessoas, que derrubou portões e superlotou o estádio, mas voltou para casa cabisbaixa com o fiasco do centenário.
Fluminense: Em 1912 o Flu reunia os principais futebolistas do Rio de Janeiro. Mas grande parte deles abandonou o clube para criar o departamento de futebol do Flamengo, razão pela qual o adversário já nascia rival. Em 07/07 desse ano se celebrará o centenário do Fla-Flu. O primeiro foi vencido pelo Flu, num jogo que era praticamente reservas contra titulares de meses antes. Nos cem anos seguintes foram inúmeros jogos emocionantes, com muitos gols, viradas, goleadas, zebras e tudo o que justifica a “mística do Fla-Flu”, o mais charmoso, famoso, colorido e fonético clássico do futebol brasileiro.
Vasco: O que todo vascaíno quer em 2012 é ser campeão da Libertadores e do Mundial, o que faria o Gigante da Colina ultrapassar o arquirrival Flamengo na comparação em quantidade de títulos internacionais e cicatrizaria a ferida pelas derrotas para o Real Madrid em 1998 e Corinthians em 2000, quando o clube desperdiçou as chances de colocar o Mundial na sua galeria. Mas se não conquistar a Libertadores, o Vasco lutará por uma conquista inédita na história do futebol brasileiro, o bicampeonato da Copa do Brasil. Inédito, entre outros motivos, porque de 2001 a 2011 os campeões do ano anterior não disputaram o torneio. Entre 1990, ano da segunda edição, e 2000, ano da última edição com a participação do campeão do ano anterior, quem esteve mais próximo do bicampeonato foi o Grêmio, campeão em 1994 e vice em 1995.
Seleção: 2012 será o ano de mais uma tentativa de conquistar a medalha de ouro olímpica, “o único título que falta ao futebol brasileiro”. Lembre os personagens do futebol carioca de hoje que já tentaram, sem sucesso, a conquista: Ronaldinho do Flamengo esteve nas campanhas frustradas de Sydney 2000 e Pequim 2008, seus companheiros Alex Silva e Thiago Neves e Rafael Sóbis do Fluminense também estiveram em Pequim 2008. Ricardo Gomes do Vasco treinou a seleção eliminada ainda no Pré-Olímpico em 2004. Vanderlei Luxemburgo do Flamengo treinou a seleção eliminada nas quartas-de-final de Sydney 2000.
Maracanã: 2012 será o segundo ano, desde 1950, sem nenhum, absolutamente nenhum, jogo disputado no estádio.