Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

O desafio do Botafogo 2013: não repetir 2007/2008/2010/2011

Encerrada a 14ª rodada do Brasileiro, o Botafogo comemora a liderança isolada ao mesmo tempo em que lamenta o gol de empate sofrido no último lance do jogo, e essa contradição representa o desafio do Botafogo nesse Brasileiro, ou seja, transformar o bom futebol jogado por um elenco forte em resultados consistentes e não em […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h00 - Publicado em 16 ago 2013, 04h49

Encerrada a 14ª rodada do Brasileiro, o Botafogo comemora a liderança isolada ao mesmo tempo em que lamenta o gol de empate sofrido no último lance do jogo, e essa contradição representa o desafio do Botafogo nesse Brasileiro, ou seja, transformar o bom futebol jogado por um elenco forte em resultados consistentes e não em apenas “quase lá”, tarefa que bons times do Glorioso não conseguiram cumprir nas últimas temporadas.

Desde 2004, quando voltou da Série B, o Botafogo tem feito campanhas melhores a cada ano, mas em vários campeonatos acabou derrapando na hora da arrancada, curiosamente muitas vezes perdendo, em casa, para o Inter, por 2×1, por isso muito torcedor deve ter visto assombração quando o os gaúchos marcaram dois gols em menos de um minuto.

Relembre as últimas campanhas do Glorioso.

Depois de lutar contra o rebaixamento em 2004 e fazer campanhas medianas em 2005 e 2006, o primeiro bom Brasileiro do Botafogo foi o de 2007. O time era líder até a 16ª rodada. Porém, entre a 17ª e a 25ª, o time só venceu um jogo, empatou cinco e perdeu três. Na 26ª parecia que a recuperação viria com uma vitória contra o Corinthians no Pacaembu, que deixou o time na 4ª posição. Mas cinco derrotas entre a 27ª e a 31ª rodadas tiraram qualquer chance de título e até de classificação para Libertadores. Mesmo assim a 9ª colocação foi a melhor do clube em muitos anos.

Na edição de 2008 o Botafogo não começou bem, mas reagiu após a saída de Cuca e a chegada de Ney Franco. No começo do 2º turno, após a 24ª rodada, o Botafogo estava em 4º lugar, na zona de classificação para Libertadores, a sete pontos do líder. Só que na 25ª o Botafogo perdeu, em casa, para o Inter (opa!) por 2×1. Até o final do campeonato foram mais nove derrotas e só três vitórias e dois empates. Como em 2007, decepção pela falta de conquista, mas a 7ª colocação foi a melhor do clube em muitos anos.

Continua após a publicidade

Depois de lutar contra o rebaixamento em 2009, o Botafogo voltou a fazer uma boa temporada em 2010, que começou com a conquista do Carioca e seguiu com a boa campanha no Brasileiro. Após a 33ª rodada o Botafogo era o 4º colocado, na zona de classificação para Libertadores, a quatro pontos do líder. Porém os comandados de Joel estavam mais preocupados em se manter entre os quatro, o que justifica a postura cautelosa contra Avaí e Ceará fora de casa, dois empates que pareciam bons resultados, não fosse a derrota em casa na 36ª rodada, 2×1 para o Inter (opa!), resultado que deixou o time fora do G-4, onde ficou até o fim do campeonato, tendo perdido para o Grêmio, em Porto Alegre, por 3×0, na última rodada, em confronto direto pela 4ª colocação e por vaga na Libertadores. Mais uma vez decepção pela falta de conquista, mas a 5ª colocação foi a melhor do clube em muitos anos.

Na edição de 2011 o Botafogo passou o campeonato inteiro rondando as primeiras colocações, dando, inclusive, indicações de que poderia brigar pelo título. Após a 32ª rodada o Botafogo estava na 3ª colocação, mas a reta final foi desastrosa. Perdeu cinco jogos seguidos, incluindo um para o Inter, por 2×1, em casa (opa!), na 36ª rodada. Ainda conseguiu um empate na última rodada para diminuir o vexame, mas nesse ano não teve razão nenhuma para orgulho com a classificação final, um melancólico 9º lugar.

No ano passado o Botafogo fez uma campanha mais discreta durante todo o campeonato. O melhor momento foi após a 23ª rodada, quando estava na 5ª colocação a dois pontos do G-4, mas depois de quatro derrotas e três empates, a 8ª colocação a onze pontos do G-4 não permitia maiores sonhos, o que se confirmou com a 7ª colocação no fim do campeonato.

Agora a torcida alvinegra fica na torcida para que a equipe de 2013 não dê a mesma engasgada que as equipes de 2007, 2008, 2010 e 2011 deram em algum momento do campeonato. Pelo menos não perdeu para o Inter, em casa, por 2×1. Para quem é supersticioso, pode significar alguma coisa…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.