Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

No dia do seu aniversário e no cinquentenário de seu auge, homenagem a Mané Garrincha

Nada mais justo para homenagear Garrincha que uma vitória no dia do 79º aniversário do nascimento do Anjo das Pernas Tortas, como fez o Botafogo ao bater o Vasco, ontem, de virada, por 3×2, com direito a gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo. A homenagem é ainda mais simbólica pois 2012 marca […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h18 - Publicado em 20 out 2012, 04h51

Nada mais justo para homenagear Garrincha que uma vitória no dia do 79º aniversário do nascimento do Anjo das Pernas Tortas, como fez o Botafogo ao bater o Vasco, ontem, de virada, por 3×2, com direito a gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo. A homenagem é ainda mais simbólica pois 2012 marca o cinquentenário do auge da carreira do Mané.

Em 1962 o maior camisa 7 do futebol mundial liderou a Seleção na campanha do bicampeonato mundial no Chile, fazendo com que não se sentisse o desfalque de Pelé, fora do time por contusão desde o 2º jogo dos seis jogos da campanha. Além dos dribles de sempre, Garrincha ainda fez muitos gols, até de cabeça e de perna esquerda, que nunca foram seus fortes.

Depois da Copa Garrincha conquistou mais um bicampeonato, do Carioca, comandando o Botafogo. A decisão foi um baile contra o Flamengo, vitória por 3×0, perante 147.043 pagantes, com dois gols de Garrincha e um gol contra, que talvez hoje fosse creditado a Garrincha, autor da jogada.

Depois de 1962 as contusões mal tratadas no joelho e os problemas com álcool foram minando o futebol genial de Mané, que deixou o Botafogo em 1965, perambulou por alguns clubes, se despediu do futebol com um jogo festa-homenagem nos anos 70 e acabou morrendo aos 49 anos, em 20/01/1983.

Garrincha jogou 61 jogos pela Seleção. Só perdeu um, justamente o último, Brasil 1×3 Hungria, na Copa de 1966, quando sua carreira já estava na descendente e era jogador do Corinthians.

Continua após a publicidade

Clique e veja o filme francês sobre a decisão do Carioca de 1962

Clique e veja jogadas e entrevistas do Anjo das Pernas Tortas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.