Millwall x West Ham, uma das maiores rivalidades do mundo
Sábado é dia de clássico na segunda divisão inglesa: Millwall x West Ham. É uma das maiores rivalidades do futebol inglês e ficou mundialmente famosa quando foi exibida nas telas de cinema no filme “Hooligans”. Não tem muito a ver com o tem do blog, mas peço licença para dividir uma experiência que tive há […]
Sábado é dia de clássico na segunda divisão inglesa: Millwall x West Ham. É uma das maiores rivalidades do futebol inglês e ficou mundialmente famosa quando foi exibida nas telas de cinema no filme “Hooligans”.
Não tem muito a ver com o tem do blog, mas peço licença para dividir uma experiência que tive há cerca de um ano, quando passei o reveillon com minha mulher em Londres. No dia 1º de janeiro de 2011, às 13h30, fui à um derby londrino: Millwall x Crystal Palace. O Millwall ganhou fácil, 3×0. O jogo não chegou a ser nenhuma maravilha e acabei ficando bem atento à atmosfera da partida.
Atrás de um dos gols ficou a torcida visitante. Por motivos de segurança o setor inferior da arquibancada ficou vazio. O clima era de muita rivalidade, bem diferente do clima “família/teatro” que se encontra em quase todos os estádios dos grandes times europeus. Mas nas redondezas não vi nenhum sinal de animosidade muito menos violência. E vi muitos torcedores do Crystal Palace no mesmo trem que os do Millwall.
O clima é tão diferente de um jogo entre os grandes que no intervalo o pessoal vai fumar cigarros (industriais e artesanais) no banheiro. De repente entra uma moça procurando o namorado. Constatado que o rapaz não estava a moça deu um trago e saiu do banheiro para continuar procurando por ele.
Para saber mais veja o Blog do Mauro Cezar Pereira, no site da ESPN.
Esse é o “grito de guerra” da torcida, a imitação do grunhido de um leão: oooooooooooooo.
Torcida do Millwall cantando “Where Were You When You Were Shit?”, ou algo parecido.