Lembranças dos confrontos do fim-de-semana
Botafogo x Fluminense: Desde 1971 o Botafogo venceu 12, o Fluminense venceu 11 e 14 jogos terminaram empatados. Há uma grande curiosidade na história os confrontos em Brasileiros. Em 1988, em episódio já contado no blog, os clubes resolveram descumprir o regulamento e não disputar os pênaltis após o jogo, fazendo-o tempos depois. Em 1991 […]
Botafogo x Fluminense: Desde 1971 o Botafogo venceu 12, o Fluminense venceu 11 e 14 jogos terminaram empatados. Há uma grande curiosidade na história os confrontos em Brasileiros. Em 1988, em episódio já contado no blog, os clubes resolveram descumprir o regulamento e não disputar os pênaltis após o jogo, fazendo-o tempos depois. Em 1991 o clássico estava marcado para o mesmo dia em que jogariam Flamengo e Boca Juniors pela Libertadores. Ao invés de mudar o dia, mudaram o estádio e o clássico vovô foi marcado para as Laranjeiras. A torcida (organizada) do Botafogo não gostou e foi ao estádio disposta a impedir o jogo, o que conseguiu, ao derrubar o alambrado e invadir o campo. Os organizados tricolores foram para o campo brigar com os organizados alvinegros e o jogo foi suspenso. Curiosamente os pontos da partida foram revertidos para o Flu, apesar de mandante, o que ajudou o clube a se classificar para as semifinais do campeonato. Em 1995 estavam postas as condições para o maior Botafogo x Fluminense de todos os tempos. Semifinais do Brasileiro, jogos de ida, Cruzeiro 1×1 Botafogo, Fluminense 4×1 Santos. No domingo à tarde, o Botafogo empatou com o Cruzeiro no Maracanã, garantiu a vaga e o torcedor saiu do estádio cantando “Ô tricolor, pode esperar! A sua hora vai chegar!”, enquanto começava no Pacaembu Santos x Fluminense. Mas Giovanni e cia. passaram por cima do Flu de Joel, Renato e do zagueiro Alê, de triste lembrança para a torcida tricolor. E agora, em 2011, mais uma vez se anunciava a possibilidade de um clássico vovô histórico que, graças às campanhas dos times, a do Flu boa a ponto de garantir vaga na Libertadores, mas não ótima a ponto de brigar pelo título, e a do Botafogo com a incrível queda de rendimento na reta final, faz do jogo praticamente um amistoso de luxo. Em tese o Botafogo ainda pode ir para a Libertadores de 2012. E o Flu precisa empatar para não precisar passar pela pré-Libertadores do ano que vem. Mas é pouco perto do que poderia ter sido.
Flamengo x Vasco: O Vasco tem sido o time sensação de 2011 e o Flamengo, pode-se dizer, o time decepção. O desempenho dos dois times tem sido bem diferente das expectativas criadas quando a temporada começou. Apesar disso, estão relativamente próximos na tabela e cada um já conquistou uma taça esse ano. O clássico de domingo pode aproximar ou distanciar os rivais quanto aos resultados finais do ano. Se o Vasco for campeão brasileiro e o Fla não se classificar para a Libertadores, a diferença será gigantesca. Se o Vasco não conquistar o título e o Flamengo se classificar para a Libertadores, os desempenhos praticamente se equiparam. Curiosamente é matematicamente possível que os dois alcancem os objetivos (vitória do Vasco, derrota do Corinthians e derrota ou empate de dois dos três times que estão com 57 pontos, Inter, Figueirense e Coritiba), ou que nenhum dos dois alcance (vitória do Vasco, empate ou vitória do Corinthians, e vitória ou empate de dois dos três times que estão com 57 pontos). Os confrontos de maior caráter decisivo na história do Brasileiro foram: quartas-de-final de 1983 (Fla 2×1 e 1×1, semifinalista e, ao final, campeão), fase semifinal de 1992 (1×1 e Fla 2×0, Fla finalista e campeão) e fase semifinal de 1997 (1×1 e Vasco 4×1, Vasco finalista e campeão). Exemplos do equilíbrio: em 45 jogos por Brasileiros, 15 empates e 15 vitórias para cada lado. Nos últimos 10 jogos, 4 empates e 3 vitórias para cada lado. Nos últimos 3 jogos, 3 empates.
Corinthians x Palmeiras: Ao contrário do ineditismo do contexto dos clássicos cariocas, o clássico paulista tem muita semelhança com o jogo da última rodada da 1ª fase do Brasileiro de 1989. Naquele ano a 2ª fase foi disputada por 16 times em 2 grupos de 8, com os campeões de grupo decidindo o campeonato. O Palmeiras liderava o Grupo B e enfrentou o Corinthians na última rodada precisando vencer para se classificar para a final. Mas Cláudio Adão fez um golaço de calcanhar e eliminou o Palmeiras do campeonato. Curiosamente o beneficiado foi o Vasco, que venceu o eliminado Inter em Porto Alegre, decidiu o campeonato com o São Paulo e levantou a taça no Morumbi graças ao gol de Sorato.