Homenagem aos 70 anos do cartunista Henfil
Se vivo estivesse Henfil completaria 70 anos neste 5 de fevereiro. Um dos mais importantes cartunistas brasileiros, o mineiro Henfil, que morreu em janeiro de 1988 aos 43 anos, em decorrência da AIDS adquirida em tratamento de hemofilia, teve uma parte importante de sua produção com o futebol como tema, destacadamente quando trabalhou para o […]

Se vivo estivesse Henfil completaria 70 anos neste 5 de fevereiro. Um dos mais importantes cartunistas brasileiros, o mineiro Henfil, que morreu em janeiro de 1988 aos 43 anos, em decorrência da AIDS adquirida em tratamento de hemofilia, teve uma parte importante de sua produção com o futebol como tema, destacadamente quando trabalhou para o Jornal dos Sports nos anos 70 e criou um personagem para cada grande time do Rio, o que incluía até o América naqueles tempos, e em homenagem a esse grande brasileiro o Blog reproduz alguns exemplos desse trabalho futebolístico de Henfil.
Urubu, Bacalhau, Popó, Cri-Cri e Gato Pingado, os personagens criados para representar os, à época, cinco grandes do Rio.
O sacrifício dos jogadores diante do excesso de jogos, exemplo de situação criticada por Henfil há mais de 30 anos e que pouco mudou.