Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Homenagem ao centenário do futebol do Flamengo

Há exatos 100 anos, em 3 de maio de 1912, foi disputado o primeiro jogo de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. A história é bem conhecida, mas vale repetir. O Fluminense foi campeão carioca de 1911, mas na reta final da campanha houve muitos desentendimentos entre os membros do grand comitté (grupo de […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h24 - Publicado em 3 Maio 2012, 04h20
 (/)
Continua após publicidade

Há exatos 100 anos, em 3 de maio de 1912, foi disputado o primeiro jogo de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. A história é bem conhecida, mas vale repetir. O Fluminense foi campeão carioca de 1911, mas na reta final da campanha houve muitos desentendimentos entre os membros do grand comitté (grupo de diretores e jogadores que cumpria o papel da comissão técnica nos dias de hoje), o que motivou um grupo de oito jogadores a abandonar o clube. Liderados por Alberto Borgeth, que era o capitão do time e remador do Flamengo, foi em busca de um novo clube. Após uma certa resistência do pessoal do remo, em uma reunião na véspera do natal de 1911 os jogadores de futebol foram aceitos e foi criada a Seção de Desportos Terrestres do Flamengo.Alguns meses depois houve o primeiro jogo, contra o extinto Mangueira, no extinto campo do América, em Campos Sales, uma vitória esmagadora de 16×2 ou 15×2 (*), tendo o primeiro gol sido marcado por Gustavo de Carvalho. Ao longo dos 100 anos seguintes foram conquistados 32 Cariocas, 6 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial, entre outros títulos, a camisa rubro-negra vestiu alguns dos maiores craques brasileiros de todos os tempos, como Friedenreich, Domingos da Guia, Leonidas da Silva, Zizinho, Jair Rosa Pinto, Leandro, Zico, Júnior, Sócrates, Romário e Ronaldinho, além de Pelé, em um amistoso, e Garrincha, por curtíssimo período. Verdade que nem todos jogaram pelo rubro-negro o futebol que os consagrou. E, principalmente, deu origem à Nação Rubro-Negra, autodenominada maior torcida do mundo.

(*) Apesar de constar, desde sempre, o placar de 16×2, pesquisas recentes indicam que o jogo pode ter sido, na realidade, 15×2. Pesquisadores envolvidos com o projeto do museu do Flamengo têm trabalhado no intuito de esclarecer a dúvida.

Do time que disputou o primeiro jogo em 03/05, não estão na foto acima os jogadores Baiano e Gustavo de Carvalho.

Continua após a publicidade

Fonte da foto: https://www.flaestatistica.com/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.