Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Fla campeão Taça GB em estádio vazio é estranho mas não é novidade

Sem que ninguém percebesse uma combinação de resultados dos jogos pós carnaval deram ao Flamengo a oportunidade de conquistar a 50ª edição da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência, oportunidade aproveitada com a vitória de 2×0 sobre o Botafogo. Com a conquista do Flamengo em 2014 o ranking atualizado de títulos fica assim: Flamengo […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 18h45 - Publicado em 10 mar 2014, 03h41

Sem que ninguém percebesse uma combinação de resultados dos jogos pós carnaval deram ao Flamengo a oportunidade de conquistar a 50ª edição da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência, oportunidade aproveitada com a vitória de 2×0 sobre o Botafogo.

Com a conquista do Flamengo em 2014 o ranking atualizado de títulos fica assim: Flamengo 20, Vasco 11, Fluminense 9, Botafogo 7, América, Americano e Volta Redonda 1. A Taça Guanabara foi disputada entre 1965 e 1968 como torneio autônomo para indicar o representante do então Estado da Guanabara na Taça Brasil, entre 1969 e 1971 e em 1980 como torneio autônomo pura e simplesmente e desde 1972, com exceção de 1980, como primeiro turno do Carioca.

Como a Guanabara sempre foi muito valorizada pelo torcedor carioca, causou incômodo geral o fato de ter sido conquistada pelo time de maior torcida do Brasil diante de apenas 9.348 pagantes no Maracanã. Como exemplo, a última Taça Guanabara que o Flamengo conquistou de forma antecipada em jogo contra adversário que não era concorrente direto, também foi diante de público considerado pequeno, mas foi mais que o dobro do registrado em 2014, relembre.

O Carioca de 1988 marcou o início do televisionamento ao vivo regular dos jogos. Todos os jogos dos times grandes eram transmitidos pela TV Manchete, e a novidade afastou o público dos estádios. O Flamengo, que era atual campeão brasileiro, fez campanha bem melhor que os rivais e chegou à penúltima rodada dependendo de apenas uma vitória para ser campeão.

Continua após a publicidade

Apesar do grande time, da grande fase e da possibilidade concreta de levantar a taça, apenas 24.132 torcedores pagaram ingresso para ver o jogo contra o América na quarta-feira 23 de março de 1988.

Com Zico se recuperando da cirurgia realizada logo após a conquista do título brasileiro de 1987, todas as atenções estavam concentradas em Renato Gaúcho, que teve grande atuação, participando diretamente dos dois gols da vitória por 2×1, dando o passe para o primeiro gol e sofrendo o pênalti que originou o segundo, e, ao seu melhor estilo, tirando onda com a taça no colo e a torcida ao fundo após a conquista.

Clique e veja como foi Flamengo 2×1 América em 1988, jogo em que o Flamengo conquistou a Taça Guanabara

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.