Decisões de Taça Rio entre Flu e Bota
Neste domingo Fluminense e Botafogo decidem a Taça Rio 2013. Na prática o clássico vovô pode ser considerado o primeiro jogo da decisão, já que um dos dois será o campeão necessariamente enfrentando o outro, tendo o Botafogo a possibilidade de ser campeão com um ou três jogos, enquanto o Fluminense precisa vencer o primeiro […]
Neste domingo Fluminense e Botafogo decidem a Taça Rio 2013. Na prática o clássico vovô pode ser considerado o primeiro jogo da decisão, já que um dos dois será o campeão necessariamente enfrentando o outro, tendo o Botafogo a possibilidade de ser campeão com um ou três jogos, enquanto o Fluminense precisa vencer o primeiro jogo para depois vencer uma série de dois jogos decisivos.
Criada em 1978 e disputada regularmente desde 1982, com exceção das temporadas de 1994 e 1995, a Taça Rio sempre valeu como 2º turno do Carioca, exceto em 2003, quando foi entregue ao Vasco como melhor time da fase semifinal daquele campeonato em que não houve 2º turno.
Flamengo e Vasco, com 9 conquistas cada, lideram a lista de títulos. O Botafogo, atual campeão, conquistou 6 vezes, sendo 4 nos últimos 6 anos, enquanto o Fluminense conquistou apenas em 1990 e 2005.
Será a terceira decisão de Taça Rio entre Fluminense e Botafogo. Relembre as duas anteriores:
Em 1997 o Botafogo também foi campeão da Taça Guanabara em decisão contra o Vasco e enfrentou o Fluminense na decisão da Taça Rio, dependendo apenas de um empate. A diferença é que naquele ano o campeonato teria obrigatoriamente um terceiro turno e vencer Taça Guanabara e Taça Rio não garantia o título. Mesmo sem possibilidade de ser campeão antecipado o Glorioso do capitão Gonçalves, comandado por Joel Santana, manteve a motivação, segurou o 0×0 contra o Tricolor na última rodada e conquistou sua 2ª Taça Rio. Depois de confusões de calendário, com paralisação do campeonato a pedido de Eurico Miranda em função da quantidade de jogadores cedidos às seleções principal, para Copa América, e sub-20, para Mundial, o Vasco venceu o 3º turno, mas o Botafogo, com gol de Dimba, conquistou o Carioca, que só terminou depois de iniciado o Brasileiro.
Ficha técnica: Botafogo 0 X 0 Fluminense, 4 de maio de 1997.
Local: Maracanã.
Árbitro: Carlos Elias Pimentel.
Público: 80.916 pagantes.
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho, Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Fluminense: Adílson, Ronald (Luiz Henrique), Vágner, Márcio Costa e Jorge Luiz; Paulo Roberto, Cadu, Yan (Roger) e Nildo (Marcelo); Alcindo e Roni. Técnico: Valdyr Espinosa.
Em 2008 Botafogo e Fluminense decidiram a Taça Rio e o direito de decidir o Carioca contra o Flamengo, campeão da Taça Guanabara. O Fluminense dividia as atenções com sua participação na Libertadores, onde tinha feito melhor campanha na 1ª fase e iria iniciar o mata-mata na Colômbia contra o Nacional dali a dez dias. O Botafogo de Cuca lutava contra o estigma de timaço perdedor, criado nas campanhas infrutíferas do belo time de 2007 (Carioca, Copa do Brasil, Sulamericana e Brasileiro) e no episódio do chororô pós derrota na decisão da Taça Guanabara alguns meses antes. O jogo foi equilibrado, preso, “com cara de final”, vencido pelos alvinegros com gol do zagueiro Renato Silva no final do jogo, quando todos imaginavam que a decisão seria nos pênaltis. A curiosidade é que Renato Silva havia sido banido do Tricolor do ano anterior após ter sido flagrado no exame doping por uso de maconha. O Botafogo não se arrependeu de ter acolhido o jogador na fase mais difícil de sua carreira. Na decisão do Carioca o Botafogo acabou perdendo o título para o Flamengo, na segunda de três derrotas seguidas para o rival em decisões de Carioca. O Flu seguiu bem na Libertadores, mas sucumbiu à altitude de Quito,ao futebol do LDU e à catimba do goleiro Cevallos, terminando como vice-campeão da América.
Ficha técnica: Botafogo 0 X 0 Fluminense, 20 de abril de 2008.
Local: Maracanã.
Árbitro: William de Souza Nery.
Público: 64.785 pagantes.
Gol: Renato Silva, 39min. do 2º tempo.
Botafogo: Castillo, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho (Túlio Souza); Alessandro,
Diguinho, Túlio (Leandro Guerreiro), Lucio Flavio e Zé Carlos (Fábio);
Jorge Henrique e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.
Fluminense: Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor
(Tartá), Arouca, Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.