Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Decisões de Taça Guanabara entre Botafogo e Vasco

O Botafogo tem tido muitos problemas com o Flamengo nos últimos anos. Mas não quando se trata de semifinal de turno, tendo em vista que os alvinegros venceram os rivais pela 3ª vez em quatro confrontos. A decisão será contra o Vasco, que superou o Fluminense em confronto que sempre terminava empatado, e era decidido […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h13 - Publicado em 8 mar 2013, 04h29

O Botafogo tem tido muitos problemas com o Flamengo nos últimos anos. Mas não quando se trata de semifinal de turno, tendo em vista que os alvinegros venceram os rivais pela 3ª vez em quatro confrontos.

A decisão será contra o Vasco, que superou o Fluminense em confronto que sempre terminava empatado, e era decidido nos pênaltis, quando valia vaga em final de turno. Como em 2013 o time de melhor campanha joga pelo empate, não haveria pênaltis de qualquer forma.

Vasco e Botafogo decidirão a Taça Guanabara pela 4ª vez na história. Relembre as três ocasiões anteriores:

1965, Vasco 2×0 Botafogo:

Continua após a publicidade

Os rivais alvinegros decidiram a 1ª Taça Guanabara da história, criada para indicar o representante carioca na Taça Brasil. Foi disputada em dois turnos, o primeiro com seis clubes e o segundo com quatro. O Botafogo, líder, e o Vasco, vice-líder, se enfrentaram na última rodada. O Vasco venceu por 2×0, assumiu a liderança quando importava e levou a 1ª Taça Guanabara para São Januário. O jogo ficou marcado pela superioridade da defesa vascaína sobre Mané Garrincha, que havia sido o destaque da vitória botafoguense no turno por 3×0, o que motivou os cruzmaltinos a cantarem “Garrincha foi João, e o Vasco é campeão”.

1997, Botafogo 1×0 Vasco:

O Botafogo de Joel fez uma campanha irretocável na Taça Guanabara de 1997, com 100% de aproveitamento e garantia antecipada da melhor campanha. Mas o regulamento de 1997 previa uma decisão, situação atípica para a época, já que todos os clubes se enfrentaram ao longo do turno. O Vasco, depois de perder para o Flamengo por 3×1, já não contava mais com participar da decisão. Mas no último jogo do turno o Flamengo, que só precisava empatar, perdeu para os reservas do Botafogo, ficou atrás do Vasco e não foi a decisão. Para o Botafogo não fez diferença. Venceu o Vasco por 1×0, gol de Gonçalves, e garantiu a conquista da Taça Guanabara com 12 vitórias em 12 jogos, a melhor campanha de todos os tempos. O Botafogo também ganhou a Taça Rio, mas teve de disputar a decisão do Carioca com o Vasco, campeão do 3º turno, e foi campeão com o célebre gol de Dimba.

Continua após a publicidade

2010, Botafogo 2×0 Vasco:

O jogo entre os rivais no meio da Taça Guanabara deveria ficar marcado pela estreia de Loco Abreu no Glorioso e acabou marcado pela imagem de um torcedor botando fogo na camisa do próprio time, desesperado com a goleada sofrida por 6×0. Como não poderia deixar de ser essa derrota causou uma revolução no Botafogo, incluindo a troca de técnico, com a saída de Estavam Soares e a entrada de Joel Santana, recém-saído da seleção sul-africana. Nem o mais otimista botafoguense poderia imaginar que a reação fosse tão rápida. Menos de um mês depois daquele massacre o Botafogo venceu a semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo e a final contra o mesmo Vasco que lhe impingiu a goleada. A reação de curto prazo deu tanto ânimo ao time que além da Taça Guanabara o alvinegro ganhou também a Taça Rio, com o famoso gol de pênalti de Loco Abreu, e, consequentemente, o Carioca, sem necessidade de decisão.

Continua após a publicidade

Ainda houve duas outra oportunidades em que os dois terminaram nas duas primeiras posições, mas sem jogo decisivo: 1990 e 2000, com Vasco campeão nas duas oportunidades.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.