Curiosidades após o encerramento do Brasileiro 2011
Apesar do título do Corinthians Paulista, é de se destacar a campanha dos cariocas como um todo, com Vasco, Fluminense e Flamengo como 2º, 3º e 4º colocados respectivamente. Parabéns aos cariocas, mas lembremos que a melhor participação conjunta dos cariocas em um Brasileiro foi em 1992, ano em que o Flamengo foi campeão, o […]
Apesar do título do Corinthians Paulista, é de se destacar a campanha dos cariocas como um todo, com Vasco, Fluminense e Flamengo como 2º, 3º e 4º colocados respectivamente. Parabéns aos cariocas, mas lembremos que a melhor participação conjunta dos cariocas em um Brasileiro foi em 1992, ano em que o Flamengo foi campeão, o Botafogo vice, e o Vasco 3º colocado.
Pela primeira vez na era dos pontos corridos o jogo do título terminou sem gols. E já fazia 12 anos que o jogo do título não era um 0×0. Coincidentemente o último também consagrou o Corinthians campeão, ao empatar com Atlético-MG na decisão de 1999. Enquanto o Brasileiro foi decidido em finais, era mais comum o jogo decisivo terminar com placar em branco, confira a lista: Palmeiras, campeão, 0×0 Botafogo (1972), Palmeiras, campeão, 0×0 São Paulo (1973), São Paulo, campeão nos pênaltis, 0×0 Atlético-MG (1977), Fluminense, campeão, 0×0 Vasco (1984), Bahia, campeão, 0×0 Inter (1988), São Paulo, campeão, x Bragantino (1991) e Vasco, campeão, 0×0 Palmeiras (1997).
O Atlético-PR era um dos sete clubes com participação em todos os Brasileiros da era dos pontos corridos. Com a queda do Furacão só sobraram 6 clubes, todos grandes, com esse status: Flamengo, Inter e Cruzeiro, (os três que jogaram todos os Brasileiros, mesmo antes dos pontos corridos), além de Fluminense, Santos e São Paulo, que deixaram de participar em algum momento entre 1971 e 2002.
Nas outras divisões do Brasileiro 2011 foi ano de título nacional inédito. Os 3 clubes campeões das Séries B, C e D do Brasileiro, Portuguesa, Joinville e Tupi de Juiz de Fora, respectivamente, ganharam o primeiro título nacional de suas histórias.