Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog
Continua após publicidade

Conheça um detalhe bizarro do regulamento do Carioca desse ano

Com a definição da Taça Guanabara e o início da Taça Rio é hora de pensarmos na (eventual) decisão do Carioca. De 2004, quando foi disputado o primeiro Carioca no atual modelo, foram cinco campeonatos vencidos pelo campeão da Taça Guanabara (Flamengo-2004, Botafogo-2006, Flamengo-2007, Flamengo-2008 e Fluminense-2012), dois campeonatos vencidos pelo campeão da Taça Rio […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h13 - Publicado em 15 mar 2013, 04h12

Com a definição da Taça Guanabara e o início da Taça Rio é hora de pensarmos na (eventual) decisão do Carioca.

De 2004, quando foi disputado o primeiro Carioca no atual modelo, foram cinco campeonatos vencidos pelo campeão da Taça Guanabara (Flamengo-2004, Botafogo-2006, Flamengo-2007, Flamengo-2008 e Fluminense-2012), dois campeonatos vencidos pelo campeão da Taça Rio (Fluminense-2005 e Flamengo-2009) e dois campeonatos vencidos sem necessidade de decisão (Botafogo-2010 e Flamengo-2011). Todas as decisões foram disputadas no mesmo formato, dois jogos, com decisão por pênaltis após o segundo jogo em caso de empate na soma dos resultados.

Caso o Botafogo não vença a Taça Rio teremos uma novidade na decisão do Carioca desse ano. Assim como houve vantagem de empate para os times de melhor campanha nos jogos decisivos da Taça Guanabara (e também haverá na Taça Rio), o finalista de melhor campanha jogará por dois empates para ser campeão carioca. O curioso, ou bizarro, é que a vantagem não se aplica ao empate na soma dos resultados em caso de uma vitória para cada finalista! É isso mesmo, o time de melhor campanha pode ser campeão se os jogos decisivos terminarem, por exemplo, em 1×1 e 2×2. Mas se terminarem em 1×0 e 1×2 o campeonato é decidido nos pênaltis.

Se ainda não acreditou ou não entendeu, leia o artigo 6º do regulamento:

Art. 6º – As Finais do Campeonato serão disputadas em 2 (duas) partidas entre a vencedora da Taça Guanabara (1° turno) e a vencedora da Taça Rio (2° turno).

Continua após a publicidade

§ 1º – A associação que tiver a maior soma de pontos ganhos, obtido nos dois turnos anteriores, jogará por dois empates.

§ 2º – No caso de empate nas duas partidas e ambas as associações tenham obtido o mesmo total de pontos ganhos (Taça Guanabara + Taça Rio) a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista para as competições internacionais.

§ 3º – No caso de uma vitória para cada associação será declarada campeã a que tiver obtido maior saldo de gols, computados somente nessas duas partidas. Havendo empate em saldo de gols a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

Clique e conheça o regulamento do Carioca 2013

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.