Camisas alternativas de Bota, Fla, Flu e Vasco
Na última semana Fluminense e Flamengo estrearem suas novas camisas alternativas. Alternativa, que não é a principal nem a reserva. Alternativa que nem é mais novidade. Desde os anos 90 e com cada vez mais frequência os clubes em parceria com seus fornecedores têm lançado modelos heterodoxos de uniformes, que normalmente agradam às crianças e […]

Na última semana Fluminense e Flamengo estrearem suas novas camisas alternativas. Alternativa, que não é a principal nem a reserva. Alternativa que nem é mais novidade. Desde os anos 90 e com cada vez mais frequência os clubes em parceria com seus fornecedores têm lançado modelos heterodoxos de uniformes, que normalmente agradam às crianças e aos adolescentes mas provocam calafrios nos torcedores mais tradicionalistas.
O blog relembra alguns casos de camisas alternativas. Para tanto, não consideramos alternativos os uniformes principal nem reserva, que são: Botafogo – alvinegra e branca; Flamengo – rubro-negra e branca; Fluminense – tricolor e branca; Vasco – branca com diagonal preta e preta com diagonal branca.
Botafogo:
A camisa foi usada pela primeira vez numa derrota de 6×0 para o Vasco pela Taça Guanabara de 2010 e nunca mais foi usada. Vestindo alvinegro e com Joel Santana no lugar de Estevam Soares como técnico o Botafogo acabou ganhando aquela Taça Guanabara em decisão contra o próprio Vasco e, depois, o Estadual.
O modelo mais comum de camisa alternativa é toda preta, mas já houve modelo dourado.
Flamengo:
Lançada em 1995 para homenagear o centenário do clube misturando as cores da época da fundação com as tradicionais não foi aprovada pelo conselho, nunca foi usada e de tão rejeitada pouco foi usada.
Os modelos mais comuns da camisa alternativa são a preta e o papagaio-de-vintém, mas já houve modelo vermelho e modelo azul e ouro.
Fluminense:
A cor laranja da camisa de 2002 era uma homenagem ao centenário do clube e ao bairro das Laranjeiras. Mas, assim como no Flamengo, os conselheiros não gostaram e a camisa não foi usada em jogos oficiais. Mas a torcida gostou e chegou a colorir o Maracanã de laranja em algumas oportunidades. A camisa foi usada em um amistoso contra o Toluca do México, no Maracanã.
O modelo mais comum de camisa alternativa é toda grená, mas já houve modelo grená com larga faixa verde horizontal e cinza com branco.
Vasco:
Sem dúvida a camisa alternativa mais alternativa do futebol carioca foi a camisa azul lançada pelo Vasco em 2012. “Azul da cor mar”, como diria Tim Maia, em homenagem ao navegador que dá nome ao clube, com uma cruz branca em toda a frente da camisa. Foi muito usada, principalmente no primeiro semestre, quando o time boa campanha na Libertadores e bom início de Brasileiro. A queda de rendimento na segunda metade daquela temporada não pode ser atribuída à cor da camisa.
O Vasco é, disparado, o clube carioca que mais modelos de camisa alternativa já lançou, sendo a toda preta mais comum, mas já houve preta com dourado, branca com vermelho e bege com escudo em homenagem à origem portuguesa do clube.