Saúde do coração: algumas sugestões de como melhorá-la
Proteger o sistema cardiovascular é fundamental para a saúde

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil. Maus hábitos, como o tabagismo, sedentarismo e alimentação desregrada, podem causar o aparecimento de doenças cujos sintomas só serão identificados muito tempo depois. Mas a boa notícia é que a maioria dos fatores que causam prejuízo à saúde cardíaca podem ser evitados. Seguem abaixo algumas sugestões de pontos que devem ser considerados.
- Faça check-up: Fatores como colesterol, nível de açúcar no sangue e pressão arterial são bons termômetros para que os médicos possam ter indícios de como está a saúde do seu coração, além de poderem apontar dicas e tratamentos que melhorem sua condição.
- Pare de fumar: O cigarro responde por mais de 30% de todas as mortes relacionadas às doenças cardíacas. O fumo causa inflamação, aumenta o acúmulo de placas e aumenta as possibilidades de que elas se rompam e formem coágulos, o que pode levar a episódios de derrame ou ataque cardíaco. Cigarros eletrônicose vapes também contêm nicotina e milhares de outras substâncias prejudiciais à saúde do coração.
- Mantenha-se ativo: A prática regular de exercícios fortalece o músculo cardíaco e tornam o corpo mais eficiente em extrair oxigênio do sangue. O exercício físico também colabora na redução da pressão arterial, dos níveis de glicose e da gordura corporal em excesso, que podem levar à resistência à insulina e a outros distúrbios metabólicos. O recomendado é que adultos façam 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana.
- Tenha alimentação balanceada: A saúde do coração se favorece bastante de uma dieta baseada em grãos integrais, proteínas magras e frutas e vegetais frescos. Excesso de carne vermelha deve ser substituído por opções à base de aves magras ou peixes. Além disso, é fundamental trocar alimentos ultraprocessados por opções mais saudáveis. Tudo isso pode colaborar para reduzir as chances de desenvolver condições metabólicas como obesidade ou diabetes, que aumentam o risco de doenças cardíacas.
- Busque noites reparadoras de sono: Dormir de sete a nove horas é essencial para a saúde do coração e um melhor metabolismo. Poucas horas de sono aumentam os hormônios do estresse, promovendo uma inflamação que pode levar ao acúmulo de placas nas artérias. Ela também pode interromper o ritmo circadiano e prejudicar o metabolismo, favorecendo o ganho de peso, a resistência à insulina e, eventualmente, o diabetes tipo 2. Para ter uma boa noite de sono é fundamental adotar um rotina evitando cafeína e permanecer por muito tempo conectado em telas, como celular ou tablet.
- Consuma álcool com bastante moderação: Bebidas alcoólicas aumentam consideravelmente a ingestão de calorias e pode elevar os níveis de gorduras como triglicérides no sangue. O consumo demasiado de álcool também pode causar pressão alta, arritmias e insuficiência cardíaca. Todas as teorias que defendiam que o consumo de álcool traz algum tipo de benefício para o coração se mostraram falaciosas.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde(editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.