Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Roberto Justus: tumor foi descoberto e tratado por causa de check-up

Empresário fez questão de deixar claro a importância dos exames preventivos

Por Gilberto Ururahy
8 nov 2022, 14h36

O apresentador e empresário Roberto Justus usou suas redes sociais, onde tem mais de dois milhões de seguidores, para dividir um assunto pessoal. Seu objetivo foi ampliar o conhecimento e ajudar o máximo de pessoas possível. Durante o check-up que faz anualmente, Justus descobriu um cisto acima da bexiga. O urologista que o acompanha decidiu operar imediatamente. “O tumor maligno foi retirado a tempo porque o pegamos nos exames. Quando é tratado precocemente, o câncer não é uma sentença de morte para ninguém”, afirmou o empresário em suas redes.

O empresário tem toda razão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos tumores têm cura, desde que diagnosticados precocemente. Em decorrência ao ritmo de vida mais estressante e com maus hábitos, doenças crônicas têm sido identificadas cada vez mais cedo. Se antes o câncer de próstata era mais comum em homens com mais de 60 anos, agora eles são diagnosticados em homens de 45 anos. O mesmo ocorre quanto o infarto do miocárdio. Se há 30 anos ele era observado em homens acima de 50 anos, hoje, ele é corrente em rapazes na faixa dos 35 anos. Portanto, os exames de um check-up são excelentes aliados na busca por longevidade com autonomia.

Como atesta o caso de Justus, o diagnóstico precoce é essencial para iniciar um tratamento rapidamente, aumentando as chances de sucesso e cura. Quanto mais precoce o diagnóstico de uma doença, maior a possibilidade de sucesso com o tratamento. Doenças como as do coração, da tireoide, do estômago e do intestino; as metabólicas; a depressão; entre outras, podem ser curadas e tratadas, se forem diagnosticadas precocemente.

No vídeo que postou, Roberto Justus fez questão de frisar seu estilo de vida saudável. “Sou super regrado, me cuido demais, não bebo álcool, não tenho vícios”, afirmou. Sem dúvida, tudo isso é importante para a manutenção de um bom estado de saúde e para a prevenção de doenças. Mas é preciso combinar o estilo de vida à rotina de exames periódicos, assim como fez o empresário.

Durante o check-up médico, além do exame clínico detalhado, realizamos os exames necessários, entre eles: teste de esforço, eletrocardiograma, ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiograma, além de análises sanguíneas. Além destes, é importante a avaliação das artérias cerebrais para diagnóstico precoce de lesões vasculares e a ultrassonografia abdominal para descartar o diagnóstico de aneurisma da aorta abdominal.

Continua após a publicidade

O check-up frequente precisa ser combinado a um estilo de vida saudável: a prática regular de exercícios, alimentação saudável (longe de açúcares e farináceos), noites de sono reparadoras, evitar o tabagismo, consumir álcool com moderação.

É pensando nisso que criamos um programa de acompanhamento inovador, eficaz e personalizado para nossos pacientes, a partir dos resultados do check-up médico que apresentam, visando uma melhor qualidade de vida. Os números confirmam: a adesão é concreta e os resultados são significativos.

“Prevenção é o melhor remédio”, afirmou Justus no vídeo que postou. Costumo afirmar a nossos pacientes que saúde é prevenção! Parabéns, Roberto Justus, por manter seu check-up em dia e por compartilhar com o público a diferença que exames preventivos regulares podem trazer à saúde. Desejo um tratamento tranquilo e seu pleno restabelecimento o quanto antes.

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.