Preta Gil e Tony Belloto: a importância de se falar sobre o câncer
Há muito tempo o câncer deixou de ser uma sentença de morte, mas para isso o diagnóstico precoce é fundamental

Diversos colegas – de clínicos gerais a oncologistas – têm relatado a chegada de pacientes às clínicas e consultórios influenciados pelo relato de artistas que não temem vir à público falar dos tratamentos de saúde que estão enfrentando.
Há meses, a cantora Preta Gil tem demonstrado resiliência e pensamento positivo na cruzada do tratamento de câncer colorretal. Com impressionantes 12 milhões de seguidores, Preta tem mostrado o dia a dia de seu tratamento, compartilhando com os fãs as informações médicas e, por tabela, tem feito muita gente se informar sobre a doença. Além disso, tem feito um enorme serviço de informação ao desmistificar a bolsa de colostomia definitiva: foi ao mar, se apresentou em programa de televisão, tem uma vida bastante semelhante ao que se convenciona chamar de “normal”.
Mais recentemente foi a vez do músico Tony Belloto usar as redes sociais para comunicar o diagnóstico de câncer de pâncreas. É relevante destacar que Belloto descobriu a doença em um check-up de rotina, o que apenas reforça o que sempre digo sobre a importância dos exames periódicos – o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento que possa ser efetivo na mitigação de muitas doenças. Diversos tipos de cânceres são curáveis, se diagnosticados a tempo. O próprio câncer de pâncreas, quando diagnosticado no início, é passível de ser operado.
A forma honesta, transparente e resiliente com que Tony Belloto e Preta Gil estão lidando com os tratamentos de câncer servem de exemplo para todos os demais pacientes e prestam um serviço de saúde público ao jogar luz sobre a relevância do check-up e do diagnóstico precoce.
Além dos exames de rotina, é fundamental estar atento a hábitos saudáveis para a manutenção da saúde, como não fumar, beber com moderação, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e noites de sono reparadoras.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional(editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.