Motivação: 10 dicas de como conseguir manter-se determinado
Hábitos saudáveis não nascem de uma hora para outra, é preciso manter-se motivado
Não resta mais dúvida de como hábitos saudáveis podem ser os melhores aliados na busca por longevidade com autonomia. Neste sentido, a motivação – seja para manter uma alimentação equilibrada, para praticar exercícios ou consumir bebidas alcoólicas com moderação – é fundamental. Eis algumas dicas de como buscar e se manter motivado:
- Motivação não é um traço de personalidade com o qual se nasce ou não, concedida a pessoas “especiais”. Portanto, é possível construí-la e cultivá-la.
- Crie um cenário propício para atingir o objetivo que deseja, seja ele qual for. Mapeie quais são os fatores que podem colocar a sua determinação em risco para saber como evita-los. Por exemplo: se está evitando beber, sair com amigos para um bar pode não ser o melhor programa neste momento. Conhecer os riscos ajudam a driblá-los.
- Motivação não é algo que se conquiste por tempo indefinido. Ela pode aparecer de forma mais segura ou mais hesitante. A inconstância faz parte quando se fala em motivação.
- A motivação guarda uma surpresa boa: com o tempo, ela revela que mudar pode não ser tão difícil quanto parecia – e mais agradável. Se a ideia é motivar-se para fazer exercícios físicos, com o tempo irá descobrir o prazer da recompensa, seja perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo. À medida em que se vê resultados, fica mais fácil manter-se motivado.
- Motivação não surge “do nada”. É preciso dar o primeiro passo para que ela se materialize, seja fazer uma adequação alimentar ou dormir com mais qualidade.
- Tenha clareza com relação aos seus objetivos. Por que deseja perder peso? O que quer conquistar ao fazer mais exercícios físicos? A autonomia de escolher a mudança faz com que a determinação da motivação seja mais concreta.
- Um passo de cada vez. Não se cobre de forma exagerada. Comece por pequenas e simples ações. Ninguém começa a praticar exercícios físicos correndo uma maratona. Se é chocólatra e deseja comer menos chocolate, reduza a quantidade ou restrinja o consumo a apenas um dia na semana. Portanto, respeite seu corpo e valorize cada pequena etapa – e conquista.
- Para manter a motivação, alie a atividade que deseja a algo prazeroso. Se vai caminhar ou correr, ouça o podcast ou a playlist que gosta, por exemplo. Ações como estas irão ajudar na determinação.
- Observe o entorno e procure bons exemplos para se motivar. Seja na academia ou no trabalho, há aquela pessoa ou colega que consegue manter-se na linha quando o assunto é exercícios ou alimentação. Converse com eles e pegue sugestões de como manter-se motivado.
- Por fim, não existe milagre. Um hábito saudável não nasce de um dia para o outro. Tenha paciência com você e respeite seus limites.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.