Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva

HPV: o que é o vírus e como se prevenir?

Estima-se entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil

Por Gilberto Ururahy
22 set 2023, 08h35
Uma mão enfileira bloquinhos de madeira onde se lê HPV.
Brasil registra 700 mil novos casos de HPV por ano. (Shutterstock/Reprodução)
Continua após publicidade

Três letras que sintetizam uma das maiores preocupações em saúde: HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). Estima-se entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil, com 700 mil novos casos de infecção por ano.Transmitido por via sexual no contato com a pele ou mucosa infectadas, alguns tipos de HPV estão associados à formação de verrugas anogenitais (área genital e ânus) e a diferentes cânceres, como o de colo do útero, vagina, vulva, pênis e parte posterior da garganta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente entre mulheres. Para 2023 foram estimados 17.010 casos novos. Ainda de acordo com o INCA, a infecção pelo HPV é muito frequente, mas na maioria das situações desaparece naturalmente. Porém, em certas condições o contágio é por um tipo capaz de causar câncer; que começa com lesões que podem ser prevenidas e eliminadas.

O câncer de colo do útero, por exemplo, tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV. Por isso, é essencial fazer o check-up anual e manter a caderneta de vacinação atualizada. E a imunização preventiva contra o HPV deve ser feita antes do início da vida sexual. No check-up, os resultados do Papanicolau (estudo das células do colo uterino) e da colposcopia podem indicar a necessidade de biópsia. Para o diagnóstico, outros exames podem ser indicados, como ultrassonografia transvaginal, vulvoscopia e de sangue.

Há três vacinas contra o HPV aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que protegem contra os tipos de maior risco (16 e 18). As quadrivalente e nonavalente protegem ainda contra os HPV de baixo risco (6 e 11), associados a 90% das verrugas. A nonavalente cria também defesa contra outros tipos de alto risco (31, 33, 45, 52 e 58), relacionados a 20% dos casos de câncer de colo do útero. O SUS aplica a quadrivalente, aprovada para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos. Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem tomar gratuitamente. O check-up médico é o momento ideal para obter as informações necessárias sobre a vacinação.

A realização do check-up médico anual e a vacinação de crianças e adultos são as melhores medidas preventivas. A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas.

Continua após a publicidade

A clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta iniciativas para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A Med-Rio Check-up conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Saúde é prevenção!

Continua após a publicidade

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.