Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Começa 2024: passado o Carnaval, é hora de saúde em primeiro lugar

Retomada das aulas e encerramento do Carnaval dão à esta época uma cara de começo de ano

Por Gilberto Ururahy
16 fev 2024, 09h11

Embora para boa parte da população o ano de 2024 já tenha começado, mora no inconsciente de muitos brasileiros a ideia de que o ano só começa, de fato, depois do Carnaval. Trata-se de um feriado vizinho ao Ano-Novo, que dura muitos dias, mobiliza o país de Norte a Sul e que coincide com o verão e o fim das férias escolares.

No entanto, passado o período de viagens, descanso, festas e excessos alimentares, é hora de colocar a saúde em primeiro lugar (de novo). Estudos da Universidade de Stanford indicam que 73% dos óbitos no mundo são decorrentes de maus hábitos. Portanto, está comprovado que o estilo de vida saudável aliado à prevenção, é a melhor forma de se garantir a longevidade com autonomia. Mas na prática, o que isso significa? Um conjunto de comportamentos que, juntos, garantem uma vida com mais saúde.

A ciência tem mostrado, reiteradamente, que os exercícios físicos são parceiros valiosos na manutenção da saúde. Pratique algum esporte ou atividade que lhe dê prazer, ao menos 30 minutos por dia, chegando aos 150 minutos semanais, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outro braço fundamental no estilo de vida é a inclusão de cardápios saudáveis nas refeições. Reduza a quantidade de açúcar, sal, farinhas brancas e gorduras saturadas. Alimentos industrializados, apesar de práticos são nocivos à saúde. Prefira os carboidratos integrais, como massa e arroz (proporcionam saciedade por mais tempo e têm mais fibras), mas sem exagero.

Continua após a publicidade

As horas de sono são essenciais para o repouso do corpo do dia anterior e a preparação do organismo para o dia seguinte. A falta de descanso noturno aumenta os níveis de cálcio nas artérias, levando ao aparecimento de placas que podem entupir os vasos e provocar um derrame ou um infarto. Crie um ambiente agradável de repouso, com pouca incidência de luz e barulhos externos – e mantenha o telefone celular à distância.

Apesar da aparente capacidade de relaxamento que elas provocam, as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, em especial antes de dormir. Ao contrário do que se imagina, elas podem ser prejudiciais ao sono e à manutenção da saúde: o consumo excessivo está diretamente associado ao quadro de arritmia e de apneia do sono.

Substâncias que causam dependência devem ser evitadas, como o tabaco e a cafeína. O cigarro, em qualquer de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Já a cafeína – encontrada em cafés, chás, chocolates, energéticos e refrigerantes – é conhecida por seus efeitos estimulantes ao sistema nervoso central, às arritmias cardíacas e sono de má qualidade.

Continua após a publicidade

Desafio aos nossos tempos de hiperconectividade, evitar o estresse é fundamental para manter distância de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Aproveite os momentos em que pode desconectar do trabalho e dos aparelhos que tomam a atenção e prejudicam a capacidade de concentração. Em 2024, não abra mão de momentos de lazer com amigos e família. Pequenos momentos, como refeições à mesa, são preciosos para a saúde mental do indivíduo (os níveis de adrenalina, um dos hormônios produzidos pelo corpo em situações de estresse, caem, bem como a pressão arterial).

Por fim, mas definitivamente não menos importante, não deixe de fazer check-ups preventivos. Exames de rotina são um aliado fundamental na identificação precoce de doenças. Cerca de 90% de todos os cânceres têm cura, desde que recebam o diagnóstico a tempo de serem tratados. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e maior chance de recuperação plena. Portanto não há argumento que justifique adiar a realização dos seus exames.

Saúde é prevenção!

Continua após a publicidade

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.