Imagem Blog

Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD. Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.

O que é o “pescoço de texto” (“text neck”)? O problema causado pelo uso do celular

“Se não pode com ele, prepare-se para ele” A utilização de telefones celulares para enviar e receber emails e mensagens instantâneas (sms/whatsapps) está em franca ascenção. Cerca de 1,1 bilhao de pessoas possuem um smartphone e esse volume pode triplicar ate o final de 2018. Por este motivo diversos especialistas temem que os aparelhos móveis […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 17h58 - Publicado em 20 jul 2015, 21h30
 (/)
Continua após publicidade

“Se não pode com ele, prepare-se para ele”

textneck

A utilização de telefones celulares para enviar e receber emails e mensagens instantâneas (sms/whatsapps) está em franca ascenção. Cerca de 1,1 bilhao de pessoas possuem um smartphone e esse volume pode triplicar ate o final de 2018.

Por este motivo diversos especialistas temem que os aparelhos móveis sejam também os principais responsáveis pelo crescente número de problemas cervicais reportados pelo mundo.

Os provaveis mecanismos que desencadeiam o aparecimento dessa condicao, sao a flexao do pescoço e a abducao dos ombros, posicoes adotadas pela maioria dos usuarios desses aparelhos.

Nao foi por acaso que o fisiologista Dean Fishman denominou o termo “text neck” (pescoço de texto), depois de observar o aumento do número de jovens que chegavam ao seu consultório com reclamações de cervicalgia, cefaléia e dores nos ombros, possivelmente relacionadas com o uso excessivo de telefones celulares.

Continua após a publicidade

Apesar da nova expressao nao ser encontrada na literatura medica, parece ter sua existencia justificada quando olhamos mais de perto para alguns dados:

– Estudos mostram que, manter o pescoço flexionado por um periodo prolongado ou diversas vezes ao dia, pode aumentar o risco de artrose, degeneração do disco vertebral, dor de cabeca e até a diminuição da capacidade pulmonar.

– Em uma pesquisa realizada no Canada com 140 estudantes e funcionarios de uma universidade, 124 participantes relataram passar, em média, mais de 1hora por dia enviando emails e mensagens de texto. O mesmo estudo encontrou uma relação significativa entre o tempo de utilizacao de aparelhos celulares e dores na cervical, ombros e mãos.

– Outro estudo realizado na Finlândia, encontrou uma relação importante entre a utilização dos aparelhos celulares e a presença de dor no pescoço (48%), ombros (32%) e punho/dedos (19%).

Diante de numeros tão expressivos e que tendem a aumentar nos proximos anos, há um crescente interesse em maneiras de prevenir ou remediar estes efeitos.

Diversas pesquisas ainda estão em curso, mas disponibilizamos aqui alguns exercícios que podem ajudar com as dores cervicais que podem ser ocasionadas pelo uso crônico de telefones celulares:

– Com a mão na lateral da cabeça, oferecer resistência impedindo a flexão lateral do pescoço. (fazer para os dois lados

12

Continua após a publicidade

– Com uma ou ambas as mãos na testa, oferecer resistência impedindo a flexão do pescoço. (frontal)

3

– Com uma ou ambas as mãos atrás da cabeça, oferecer resistência impedindo a extensão do pescoço.

4

– 5 segundos de resistência por 5 de descanso (10x)

Colaboração e agradecimentos: Felipe Perié Barroso 

foto

Continua após a publicidade

Antonio Carlos Perié (Tôca)

Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho

antonioperie@gmail.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.