Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Exames de mama que você precisa conhecer

1: Mamografia: – Melhor exame disponível para diagnóstico precoce de câncer de mama. O exame é realizado em um aparelho que se chama mamógrafo. – Para um bom exame a mama deve estar bem posicionada no aparelho e a compressão é fundamental para a melhor qualidade do exame e para diminuir a dose de radiação. […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h30 - Publicado em 27 out 2014, 18h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    1: Mamografia:
    – Melhor exame disponível para diagnóstico precoce de câncer de mama. O exame é realizado em um aparelho que se chama mamógrafo.
    – Para um bom exame a mama deve estar bem posicionada no aparelho e a compressão é fundamental para a melhor qualidade do exame e para diminuir a dose de radiação.
    – A mamografia pode ser convencional (analógica) ou digital. A mamografia digital pode ter vantagens sobre a convencional, principalmente em pacientes jovens e/ou com mamas densas.
    – O laudo do exame deve conter uma classificação (BI-RADS®)que indica se existem alterações e qual o índice de suspeição.

    mamografia

     

    2: Tomossíntese:
    – É um tipo específico de mamografia que realiza imagens da mama em fatias que são reconstruídas no computador proporcionando avaliação em 3D. Isso reduz a sobreposição das estruturas normais da mama, possibilitando diagnóstico de maior número de lesões e melhor caracterização da lesão.
    – O exame é semelhante a uma mamografia, sendo realizado com a mama comprimida. O laudo do exame é como o da mamografia. Este é um exame novo, pouco disponível no nosso meio.

    tomossintese

     

    3: Ultrassonografia:
    – É o segundo exame mais utilizado na detecção e investigação do câncer de mama. A importância do exame aumentou nos últimos tempos em virtude da melhora dos equipamentos.
    – Como é um exame que complementa a mamografia, sempre que possível os dois exames devem ser avaliados pelo mesmo médico.
    – É realizado com a paciente deitada sobre as costas, com os braços atrás da cabeça e não necessita de compressão como a mamografia.
    – O laudo é semelhante ao da mamografia e também deve conter a classificação BI-RADS®.

    ultrassonografia

     

    4: Ressonância magnética:
    – Deve ser realizado em situações especiais, quando solicitado pelo médico. As indicações mais comuns são: pesquisa de câncer de mama em paciente com alto risco, suspeita de recidiva de câncer de mama e avaliação de implantes de silicone.
    – Não há indicação para substituir os outros exames.
    – Realizado em um aparelho de ressonância fechado, onde as mamas são colocadas em uma bobina que tem o formato próprio para a mama. A paciente é posicionada deitada sobre o abdome, com os braços acima da cabeça ou ao lado do corpo.
    – O laudo é semelhante ao dos outros exames e também deve conter a classificação BI-RADS®. Como, em geral, é o último recurso, o laudo deve compreender a avaliação de todos os exames da paciente.

    ressona%cc%82ncia-magnetica

    Continua após a publicidade

     

    Fabíola Procaci Kestelman
    Médica radiologista especialista em mama da Clínica Cavallieri e do Hospital do Andaraí
    Residência em radiologia pela UERJ – Rio de Janeiro
    Mestre pela UNICAMP – Campinas

    fabiola-procaci-kestelman

     

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.