Imagem Blog

Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD. Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.

COMO TOMAR BANHO CUIDANDO DA PELE

Todo mundo sabe que tomar banho é bom e indispensavel. Mas um banho bem tomado pode ser muito mais do que isso, pois, além de tirar as impurezas da pele e dos cabelos, também pode ser uma verdadeira terapia para a nossa cutis. Mas, você sabe realmente tomar banho? O banho não é apenas se […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h33 - Publicado em 8 set 2014, 19h24
 (/)
Continua após publicidade

banho

Todo mundo sabe que tomar banho é bom e indispensavel. Mas um banho bem tomado pode ser muito mais do que isso, pois, além de tirar as impurezas da pele e dos cabelos, também pode ser uma verdadeira terapia para a nossa cutis.

Mas, você sabe realmente tomar banho?

O banho não é apenas se molhar, ensaboar e enxugar-se. É preciso saber a temperatura da água, o tempo que a se ficar embaixo dela e como se enxugar depois. Vamos por partes:

1) A temperatura ideal da água deve estar entre 25 e 30 graus, quer dizer, mais ou menos, à temperatura ambiente. A água fria faz bem à pele e ajuda a impedir o ressecamento, mas como deve-se sentir uma sensação de prazer ao tomar banho, o ideal é que não seja gelado.

Continua após a publicidade

2) O banho ideal não deve ultrapassar 15 minutos. Banhos prolongados desidratam a pele, pois diminuem o teor de sais minerais que existem nela. Como você não deve ficar muito tempo debaixo d’água, o mais apropriado é tomar banho de chuveiro. Evite banhos de banheira, que costumam ser bem prolongados. Se gostar muito deles, tente limita-los a, no máximo, 1 ou 2 vezes por semana.

3) O corpo deve ser ensaboado com sabonetes neutros e glicerinados. Jamais com sabonetes esfoliantes, oleosos ou mesmo os que se intitulam “hidratantes” ( esses na maioria das vezes não tem a capacidade de hidratar como prometem ). Para promover uma hidratação realmente efetiva da pele, opte por usar um hidratante corporal “logo após o banho”, de preferência até 20 minutos depois, quando ainda há resquícios de água na pele, isso é que será realmente efetivo.

4) Para se enxugar, prefira sempre uma toalha 100% algodão. Deslize-a suavemente pela pele, duas passadas em cada área costuma ser o suficiente. Não há necessidade de esfregar a toalha na pele com muito vigor. Dê atenção especial às dobras corporais ( axilas, virilhas, entre os dedos dos pés ) pois as micoses costumam ocorrer nessas áreas quando permanecem úmidas.

Continua após a publicidade

Seguindo esses passos, você terá uma pele mais saudável, bem hidratada e sedosa…

bolinha-04

DR. FABRÍCIO LAMY
CRM 52610533
Dermatologista e Prof de Pós Graduação
do Instituto Carlos Chagas/RJ

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.