Celulite: o que é, quais são as causas e como tratar.
A celulite faz parte do nosso dia-a-dia desde sempre, afinal oito em cada dez mulheres possuem esses benditos “furinhos”! Mas, você sabe o que é, quais são as causas e como tratá-la? O que é? A nossa pele é dividida em três camadas: 1. Epiderme: camada superior responsável pela proteção; 2. Derme – camada central […]

A celulite faz parte do nosso dia-a-dia desde sempre, afinal oito em cada dez mulheres possuem esses benditos “furinhos”! Mas, você sabe o que é, quais são as causas e como tratá-la?
O que é?
A nossa pele é dividida em três camadas:
1. Epiderme: camada superior responsável pela proteção;
2. Derme – camada central que contém fibras de colágeno e elastina. Garante que a pele permaneça forte, além de proporcionar flexibilidade, suporte e elasticidade;
3. Hipoderme: camada mais profunda, é responsável por armazenar energia em forma de células de gordura.
O aumento dos adipócitos (células de gordura) na hipoderme prejudicam a microcirculação sanguínea, causam a estagnação dos líquidos intersticiais e promovem o estiramento das fibras de colágeno, gerando assim as ondulações características da celulite.
Elas podem ser classificadas em quatro tipos:
Tipo 0: Normal até em crianças e adolescentes, para enxergar é preciso apertar a pele;
Tipo 1: Já há um grau de fibrose, mas os furinhos são bem discretos;
Tipo 2: Apresenta nódulos com consistência dura que aparecem através das roupas;
Tipo 3: A pele possui depressões profundas e a circulação está quase comprometida.
Quais são as causas?
Diversos fatores podem causar a celulite:
Fatores Internos: predisposição genética, aumento dos níveis de estrogênio (pode ser causado por reposição hormonal e pílulas anticoncepcionais) e má circulação.
Fatores externos: má alimentação (como açúcar em excesso, pães e massas, muito sal, carnes gordas, frituras e alimentos industrializados), sedentarismo, desidratação, cigarro e estresse.
Como tratá-las?
Como vocês devem imaginar, celulite não tem cura, mas pode ser amenizada com emagrecimento (perda de massa gorda) associado ao aumento de massa magra, tratamentos estéticos como radio frequência, drenagem linfática, ultrassom com lipolíticos, ondas acústicas, criolipólise, subcisão, cirurgia a laser, endermologia, entre outros.
Procure caminhar diariamente (para melhorar sua circulação), fazer atividades físicas regulares e manter uma alimentação balanceada. Além de diminuir o aspecto “casca de laranja” da pele, sua disposição irá melhorar muito!
Dra. Laíse Leal
Médica especialista em Dermatologia | Cosmetologia e Estética facial avançada
Clínica Serfaty
CRM 5291362-6