Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Tuyo lança segundo disco no rádio

Match perfeito: marcas e artistas unidos na renovação da música brasileira. É nesta quinta (27), às 22h

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2021, 14h30 - Publicado em 27 Maio 2021, 10h21

Não é de hoje que eu uso esse espaço para promover o rádio e sua importância na formação cidadã da nossa sociedade, na construção de novos ouvintes e na promoção da renovação musical. Há quase dez anos apresento o FARO – programa que atualmente é transmitido na rede Nova Brasil FM e pode ser ouvido em mais de 400 cidades pelas ondas radiofônicas -, cuja premissa é apresentar aos ouvintes a atual produção musical contemporânea.

Pode parecer muito legal, e de fato é. Mas é cansativo (quase solitário) porque se você prestar atenção na programação das rádios comerciais no Brasil verá que novidade sonora não é prioridade. A boa notícia é que muitos artistas e algumas marcas também acreditam na renovação musical dos dials e não estar sozinha nessa trincheira fortalece o propósito.

Toda quinta – hoje tem! -, recebo um artista da música brasileira e conversamos sobre música no rádio. Parece coisa de velho, né? Mas não deveria.

Se você sintonizar na Nova Brasil FM, hoje, a partir das dez da noite, vai ouvir um papo gostoso entre uma música e outra. A curadoria musical é ouro em pó porque abrange uma ampla geração da música brasileira em suas várias vertentes e pluralidades. Além dos mais diversos estilos, o ouvinte também fica sabendo como as músicas estão sendo produzidas, entendem os processos criativos e os atravessamentos que afetam cada artista. O tipo de música sem fronteira, sem delimitações e de todos os cantos é tocada no FARO.

Continua após a publicidade

Hoje vou conversar com um trio de músicos curitibanos que formam a banda Tuyo. LayLio e Machado liberaram esta madrugada nas plataformas digitais seu aguardado segundo álbum “Chegamos Sozinhos em Casa”. O trio de folk afrofuturista é cheio de referências e graças ao patrocínio da Natura Musical, a plataforma de cultura da marca Natura, conseguiu viabilizar este disco do jeitinho que eles idealizaram.

É importante citar a Natura Musical sempre que possível porque o trabalho que eles têm feito ao longo dos últimos 16 anos mudou a cara da música brasileira e isso não é exagero. Quando eles deram prioridade às criações artísticas de grupos historicamente sub-representados em seu edital, centenas de artistas e projetos da comunidade LGBTQIA+, dos povos originários, de mulheres e da cultura negra ganharam visibilidade nacional. Editais de outras marcas e instituições passaram a dar importância à representatividade e sabemos que isso muda tudo.

Convido você, caro leitor, a me ouvir hoje no rádio. Às dez da noite, eu, você e milhares de pessoas estaremos vibrando na mesma frequência e ouvindo, ao mesmo tempo, canções que ajudam a renovar nosso maior patrimônio cultural, a música brasileira. Essa é a magia do rádio!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.