Sambistas imortais
Webserie do canal Papo de Música no Youtube promove quinze artistas que fizeram do samba o gênero musical mais popular do país
Pelo segundo ano consecutivo não teremos Carnaval nas ruas. Mas durante o mês de fevereiro, o canal Papo de Música coloca no ar uma web série inédita em homenagem a um dos gêneros musicais mais populares do país, o samba. Em 2021, o canal produziu uma série exclusiva e celebrou os artistas compositores de samba-enredo. Em “Pelas Quadras do Samba” entrevistei nomes como Martinho da Vila, Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, Altay Veloso e outros seis compositores. Um E-BOOK com todas as entrevistas transcritas será lançado no dia 21 de fevereiro com distribuição gratuita.
Este ano, para amenizar a falta da festa momesca, acaba de entrar no ar o primeiro episódio da webserie “Sambistas Imortais”. A proposta é passear pela história de quinze artistas pioneiros, nomes que pavimentaram a estrada para que o samba se tornasse, em 2022, um dos gêneros musicais mais populares do país.
Tia Ciata e Donga abrem os trabalhos. Foram eles que no início do século XX, contra as regras vigentes, deram os primeiros passos (miudinhos) em prol da aceitação do samba.
Na quinta, dia 10, é a vez da “Santíssima Trindade”: Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus. No dia 15 de fevereiro, duas majestades do samba serão homenageadas, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara. No dia 17, será a vez do Papo de Música prestar uma homenagem a quatro músicos extraordinários, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Riachão. E encerrando a série no dia 22 de fevereiro, Clara Nunes, Bezerra da Silva, Almir Guineto e Beth Carvalho. Todos os vídeos entram no ar às 18h.