Rafaello Ramundo: referência em curadoria e produção de eventos musicais
CEO da Novo Traço cria narrativas exclusivas para cada evento que idealiza
Com mais de 15 anos de experiência atuando ativamente no mercado da música, criando e executando ideias, Rafaello Ramundo é o nome à frente de diversos projetos gratuitos (ou com preço populares) que têm se espalhado pelo país. Tendo o mundo corporativo como sua grande “escola”, Rafaello viu sua empresa, até então focada em comunicação, se tornar uma das maiores agências nacionais de produção de eventos após aceitar o desafio de produzir um evento em 2007. “Uma cliente me perguntou se eu sabia produzir eventos. Respondi sem pensar, “claro que sei”. Mas a verdade é que nessa época eu nunca tinha feito nenhum evento na vida. Entreguei a demanda dela e desde então sou apaixonado por esse universo, desafiador ao extremo”, conta.
Responsável pelo TIM Music Rio, maior festival de música gratuito do Brasil, pelo Prudential Concert que este ano rodou o país celebrando os 25 anos da banda Jota Quest e da Prudential através de encontros com orquestras locais, pelo Fim de Tarde In Concert que promoveu encontros entre as músicas clássica e popular no mês de novembro no Rio de Janeiro, e pelo Festival de Natal Equatorial que vai acontecer no próximo final de semana, dias 15 e 16 de dezembro, em São Luis do Maranhão, Rafaello acredita que há um “traço” comum a todos seus eventos. “O segredo é a mistura de dois elementos fundamentais: amor e um olhar inegociável para a excelência na entrega”.
Todo mundo que acompanha o mercado de eventos, mesmo que minimamente, notou o boom pós pandemia. O mercado está aquecido e a economia da cultura e das indústrias criativas movimentou o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), superando inclusive a indústria automobilística. Os dados são do Observatório Itaú Cultural. “O pós-pandemia mostrou a todos que não se vive sem entretenimento, sem cultura. O nosso mercado vem se profissionalizando e, na medida que ele se aquece, toda cadeia produtiva da economia criativa se prepara para as entregas que exigem técnica, profissionalismo e conhecimento. O ano de 2023 foi muito produtivo para o setor de eventos, e nós da Novo Traço trabalhamos muito. Foram dezenas de eventos que levaram música e consciência ambiental para milhares de pessoas”, explica Rafaello. “Para 2024, já estão programadas novas edições dos festivais TIM Music Rio, Prudential Concerts, Enel Por Você e Natal Equatorial. Também faremos a 1ª edição do Festival Brasil Nordeste em três capitais da região (São Luís/MA; Teresina/PI e Fortaleza/CE)”, completa.
Bom, a essa altura da matéria, você deve estar se perguntando quais os critérios curatoriais de Rafaello para idealizar um evento e programá-lo. Ciente que curadoria é a arte de fazer boas escolhas, o CEO da Novo Traço é categórico. “Gosto de surpreender as pessoas com o que elas ainda não sabem que gostam”, conclui.