O Apartamento: um livro em que cabe meio mundo
Livro de contos de Raphael Lima chega as livrarias virtuais do Brasil e de Portugal
Conheci o fotógrafo e escritor Raphael Lima quando morei em Lisboa no distante 2016. Nos aproximamos por ideologia política – nessa época ainda éramos #ForaTemer e mal sabíamos que o problema maior viria na sequência -, e por ele ser casado com uma amiga volta-redondense. Raphael fez sua estreia na ficção com o livro Muitos São Chamados (Editora Durango, 2020), mas antes criou o projeto Sociedade Dividida que consiste em um trabalho árduo e interessante de fotojornalismo. Este projeto, já se desmembrou em outros dois livros, um sobre a Terra Santa (2015) e outro sobre a Iugoslávia (2018).
Agora, o escritor luso-brasileiro lança O Apartamento, uma ficção que convida o leitor a uma viagem deslumbrante por lugares e pessoas. Inicialmente, o livro parece contar a história de um homem, brasileiro, na casa dos 40 anos, privilegiado o suficiente para viajar pelo Leste europeu sem preocupar-se com contas. Falando assim, parece autobiográfico, mas Raphael jura que não.
A escrita é rica em detalhes, cenários e situações são descritas milimetricamente, quase como num roteiro cinematográfico. Paco, o protagonista d’O Apartamento, desenvolve diálogos que parecem extraídos da vida real. Conversas que se fazem ler mas poderiam ser assistidas e acabam tecendo um retrato sobre as mulheres na vida de Paco. Uma narrativa onde o caminho importa tanto quanto a chegada.
O Apartamento é dividido em dois livros e reúne dezenas de outros contos mais ligeiros, ambientados na Europa, na América do Sul ou em lugar nenhum, ora flertando com o realismo fantástico, ora cimentando o cotidiano. As emoções pungentes da história do conto inicial acompanham os demais textos e faz com que o leitor queira saborear cada página.
Lançado de forma independente, O Apartamento chegou às livrarias do Brasil e de Portugal, simultaneamente, no mês de janeiro. Disponível no formato físico e digital, pode ser encontrado:
Livro físico:
Ebook:
Ou pelo Instagram:
https://www.instagram.com/raphaelosl/
Em Lisboa, pela livraria da Casa do Comum:
https://www.instagram.com/casadocomum?igsh=a29lZnNzNmUwMWxw