Festival Papo de Música, 18 e 19 de outubro, no Teatro Nelson Rodrigues
Festival de jornalismo musical acontece nos meses de outubro e novembro, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Curitiba e Recife
Um festival SOBRE música que vai reunir jornalistas, profissionais do mercado e personalidades para debaterem a música popular contemporânea, além de artistas de diferentes gêneros, regiões e etnias para promoverem um mix de assuntos, conteúdos e texturas que representam o nosso atual momento musical. Esse é o propósito do Festival Papo de Música, contemplado no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural. Em sua primeira edição, o evento itinerante estreia nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro; segue nos dias 14 e 15 de novembro para o Teatro da CAIXA, em Curitiba; e encerra nos dias 24 e 25 de novembro, na Sala Multimídia, em Recife. Todas as atividades são gratuitas.
O Festival Papo de Música é um desdobramento do meu canal do YouTube Papo de Música. Dando continuidade à missão do canal, a primeira edição do festival vai incentivar o público a pensar na construção de um Brasil cultural a partir de seu maior patrimônio: a música brasileira.
O jornalismo musical tem papel central na promoção do mercado da música. Na maioria das vezes, são esses profissionais que chancelam e validam artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. É importante destacar que o Festival Papo de Música não é um evento de música, mas sim um festival sobre música: sobre a música brasileira feita hoje no país por diferentes gerações de artistas, sob o olhar atento e generoso de jornalistas que cobrem a música, nosso maior patrimônio cultural.
“Toda música brasileira é afrobrasileira”. A partir dessa afirmação de Letieres Leite (músico que morreu em 2021 por complicações da Covid-19), o evento vai honrar as raízes da nossa sonoridade e produzir conteúdos diversos e plurais, seja no formato de diálogos – em rodas de conversa e entrevistas – ou através da gravação de podcast, slam ou workshops.
Uma mesa de debates acerca do jornalismo musical na era digital vai abrir o Festival Papo de Música, dia 18 de outubro, às 10h30, no Teatro Nelson Rodrigues da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Mediada por mim, a atividade terá a participação de jornalistas da cena atual: Maria Fortuna, repórter do jornal O Globo; Pedro Henrique França, diretor, roteirista, jornalista, ator e apresentador; e Kamille Viola, repórter da revista Veja Rio, pesquisadora musical e autora do livro “África Brasil: Um dia Jorge Ben voou pra toda gente ver”. Na sequência, às 11h45, acontece o primeiro encontro “Artista Entrevista Artista”, com o cantor, compositor e jornalista João Cavalcanti e a cantora, compositora e instrumentista Sandra de Sá.
As atividades seguem à tarde com a gravação, às 14h30, de um episódio adaptado do quadro “O Que Tem na Minha Sacola?” com a carioca Letrux. A ideia aqui é conduzir uma entrevista baseada nas memórias afetivas da artista a partir da escolha de discos, livros e/ou CDs. Após, às 15h45, a radialista paulistana Patrícia Palumbo recebe o cantor, músico e compositor Jards Macalé no podcast “Peixe Voador“. O coletivo poético Slam das Minas encerra o primeiro dia do Festival Papo de Música, às 17h, com uma apresentação exclusiva com roda de conversa e batalha poética, que destaca a potência artística de mulheres, travestis e pessoas trans.
O segundo dia da fase carioca do Festival Papo de Música começa, às 10h30, com uma mesa sobre empresariamento artístico, também mediada por mim. O debate irá receber dois importantes nomes do meio: Amanda Souza, empresária do cantor e compositor Otto, e Anita Carvalho, responsável pela carreira de Diogo Nogueira. Após, às 11h45, entrevistarei a cantora Áurea Martins, no quadro “Papo de Música“.
Após o intervalo, as atividades seguem, às 14h30, com o segundo encontro “Artista Entrevista Artista“, com dois nomes atualíssimos da cena contemporânea: a cantora e compositora paulista Tássia Reis e o pianista carioca Jonathan Ferr. Logo depois, às 15h45, o pesquisador, ensaísta e professor Fred Coelho ministra a palestra “Música periférica feita no Brasil“. Na sequência, às 17h, Nathália Pandeló e Rafael Teixeira entrevistam outras duas feras da nova música brasileira para o podcast “Tenho Mais Discos que Amigos“: Mahmundi e Ana Frango Elétrico.
A etapa carioca do Festival Papo de Música termina com uma confraternização, a partir das 18h, comandada pela DJ Cris Panttoja – afinal, PISTA é a parte fundamental do ecossistema da música! Comes e bebes liberados, todos convidados!
FESTIVAL PAPO DE MÚSICA – RIO DE JANEIRO
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
End.: Avenida República do Paraguai, 230 – Centro
Data: 18 e 19 de outubro de 2023
Horário do Evento: 10h às 19h
Entrada gratuita – retirada dos ingressos na bilheteria do local com 1h de antecedência para cada atividade
Classificação livre
YouTube: www.youtube.com/papodemusica l Instagram: @canalpapodemusica
PROGRAMAÇÃO
18 de outubro 2023 (quarta-feira)
10h30 às 11h30: Mesa sobre jornalismo musical na era digital
Mediação: Fabiane Pereira
Convidados: Maria Fortuna + Pedro Henrique França + Kamille Viola
11h45 às 12h45: “Artista entrevista artista”
Convidados: João Cavalcanti + Sandra de Sá
12h45 às 14h30: Intervalo
14h30 às 15h30: “O que tem na minha sacola?”
Fabiane Pereira entrevista Letrux
15h45 às 16h45: Gravação do podcast “Peixe Voador”
Patrícia Palumbo entrevista Jards Macalé
17h às 18h: SLAM das Minas RJ
19 de outubro 2023 (quinta-feira)
10h30 às 11h30: Mesa sobre empresariamento artístico
Mediação: Fabiane Pereira
Convidadas: Amanda Souza + Anita Carvalho
11h45 às 12h45: “Papo de Música”
Fabiane Pereira entrevista Áurea Martins
12h45 às 14h30: Intervalo
14h30 às 15h30: “Artista entrevista artista”
Convidados: Tássia Reis + Jonathan Ferr
15h45 às 16h45: Palestra “Música Periférica feita no Brasil”
Com Fred Coelho
17h às 18h: Gravação do podcast “Tenho Mais Discos Que Amigos”
Nathália Pandeló e Rafael Teixeira entrevistam Mahmundi e Ana Frango Elétrico
18h às 19h: Confraternização com DJ Cris Panttoja nas carrapetas