Abrem hoje as inscrições para o Edital Natura Musical 2025/2026
Julia Ceschin, Head da Natura, responde as principais dúvidas do edital

Abre hoje o edital nacional mais esperado e celebrado pelo mercado da música: o Natura Musical 2025/2026. Celebrando 20 anos de fomento à música brasileira, o edital vai selecionar novos projetos para patrocínio e busca artistas e bandas que atuam profissionalmente no mercado da música e desejam lançar discos autorais inéditos e circular com seus shows em território nacional. O processo de seleção também abre espaço para programações musicais em casas de show. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, pontualmente às 17h, pelo site edital2025.naturamusical.art.br.
Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil, responde as principais dúvidas dessa colunista sobre o edital:
Fabiane Pereira: São 20 anos de um edital que ajudou a transformar a música brasileira contemporânea. Qual a sensação de estar à frente do edital este ano?
Julia Ceschin: Uma satisfação muito grande estar à frente de um projeto tão importante como é a plataforma Natura Musical. Nestes 20 anos fomentamos mais de 600 projetos de diversos estados do país, num investimento de mais de R$ 200 milhões e que impactaram mais de 4 milhões de pessoas em atividades culturais como shows, mostras e festivais. A Natura entende a música como um veículo do bem estar, que aproxima as pessoas, cria conexões a partir das emoções em qualquer geografia e essa é uma ferramenta potente para uma marca que tem a ambição de promover transformações individuais e coletivas e deixar um impacto positivo no mundo.
FP: Muitos dos artistas mais celebrados da atual música brasileira já ganharam a chancela “Natura Musical” ao longo dessas duas décadas. Qual a expectativa para as inscrições deste ano?
JC: Nestes 20 anos a plataforma já prestigiou muitos artistas em diferentes fases de carreira, seja inicial como a Melly, contemplada na última edição de 2022, de consolidação de carreira como Rico Dalasam, Letrux, Luedji Luna, Tuyo, como artistas consagrados como Marisa Monte, Dona Onete, Elza Soares, Arnaldo Antunes e muito mais. Continuamos em busca de projetos que tragam frescor, capacidade de mobilização, impacto positivo e relevância musical. Para a Natura Musical, além de novos lançamentos é muito importante fomentar a experiência presencial de música ao vivo, o encontro entre artistas e seu público com uma curadoria inovadora, por isso focamos nesta edição em contemplar também turnês e programações de casas de shows, que são fundamentais para a circulação e fortalecimento da cena local.
FP: Qual o diferencial do edital Natura Musical 2025?
JC: A Natura Musical nasceu em 2005 com a ambição de fomentar a cultura, materializando o bem estar bem e as crenças da Natura. A música sempre foi o nosso lugar de encontro. Onde a gente se conecta com a nossa história, com as nossas emoções, onde a gente descobre novos jeitos de ver o mundo. Por isso, há 20 anos valorizamos toda a riqueza da música brasileira. Nesta edição, o Edital passa a ser bienal e em diálogo com o mercado, entendemos que para essa edição o importante seria fomentar a circulação e o fortalecimento da cena local com a categoria “Programação ao Vivo”, do edital regional.
FP: Por que o edital passou a ser bienal?
JC: Há duas décadas fomentando a cultura nacional, entendemos que os projetos devem ter um acompanhamento especial. Nossa equipe está disponível para participar ativamente de cada etapa do projeto junto aos realizadores, o que exige uma dedicação diferenciada. Por esse motivo, decidimos torná-lo bienal visando uma melhor execução e experiência aos contemplados.
FP: Que tipo de artistas e projetos vocês esperam contemplar esse ano?
JC: Nesta edição, estamos à procura de projetos musicais de artistas ou bandas com identidade própria e excelência artística, que estejam consolidando suas carreiras ou já consagrados, e que criem novas narrativas com um olhar atento para a atualidade. Buscamos projetos com potencial de impactar, expandir e engajar públicos.