A marca da dedicação e dos sacrifícios dos profissionais de saúde do mundo inteiro está na pele, como falamos na coluna de 1º de abril, quando desenvolvemos uma fórmula específica para ajudá-los nessa reparação. Nas redes sociais, estamos vendo dezenas de selfies de médicos e enfermeiros com o rosto ferido pelo uso excessivo de equipamentos de proteção individual, como máscaras, viseiras, óculos e capotes. Sensibilizados, e atentos às mudanças que a pandemia está provocando, a Dove lançou uma campanha em tributo a eles com o slogan “Courage is beautiful” (Coragem é bonita).
A pandemia certamente afetou economicamente as grandes marcas de beleza ao redor do mundo, mas a Dove, em vez de driblar a crise com ações de venda online, mergulhou no coração do problema e lançou essa mensagem de gratidão às médicas e enfermeiras – e também aos médicos e enfermeiros – que estão trabalhando na linha de frente para tratar pacientes com Covid-19. A homenagem é para eles e também para todos que lhes dão suporte.
Os profissionais de saúde da linha de frente estão certamente exaustos e com medo, sentindo dores na pele e corpo, mas seguem firmes e corajosos nesta batalha, enfrentando um dia de cada vez. São os heróis da saúde, como descreveu a marca, que conseguiu mais uma vez mostrar que beleza vai muito além da aparência.
A campanha é simples e emocionante. Um vídeo mostra em sequência fotos reais publicadas no Instagram com o primeiro nome de cada profissional. A Dove, que tantas vezes foi pioneira ao abordar a body positivity e a beleza real e sem perfeição, conseguiu ir além desta vez. Mais que uma campanha, “Courage is beautiful” é um registro histórico da luta de cada profissional de saúde contra o coronavírus.
O vice-presidente global da marca, Alfredo Manfredi, revelou que eles convocaram pessoas a postar fotos para mostrar e agradecer aos que estão arriscando suas vidas nesta pandemia. Em apenas quatro dias – número inacreditável para criar e veicular uma campanha publicitária – , a Dove estampou fotos nas ruas de Nova York, Londres e Montreal.
Como contrapartida, a empresa fez uma doação de 5 milhões de euros em produtos de cuidados pessoal e equipamentos de proteção individual e de ventilação ao governo e para a Direct Relief, organização sem fins lucrativos, e está direcionando o investimento de mídia para reforçar a orientação da OMS sobre a importância de lavar apropriadamente e com frequência as mãos: “E estamos sempre procurando mais maneiras de ajudar”.