Imagem Blog

Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Daniel Sampaio: advogado, ativista do patrimônio, embaixador do turismo carioca e fundador do Instagram @RioAntigo
Continua após publicidade

Passeio pela Pequena África tem teatro e ancestralidade em edição especial

Neste domingo, o contador de histórias Thiago Viana encena monólogo sobre a criação do mundo, segundo visão iorubá, em walking tour do Instituto Rio Antigo

Por Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jun 2022, 18h36 - Publicado em 16 jun 2022, 18h04

O projeto “RIO ANTIGO A PÉ” nasceu em agosto do ano passado como uma forma de levar para a vida real o trabalho on-line do Instagram @rioantigo, criado há dez anos. O passeio pela Pequena África foi o primeiro passeio desse projeto e tem, com sucesso, acontecido mensalmente, com a condução da historiadora e guia de turismo Luana Ferreira.

A “Pequena África”, região assim nomeada pelo artista e sambista Heitor dos Prazeres no início do século XX, tem sido divulgada em livros, letras de música e enredos de escolas de samba. A região da “Pequena África” é de extrema importância histórica e cultural para a compreensão do processo da Diáspora Africana e da formação da sociedade brasileira. Passou a identificar parte significativa da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram para sempre a história não apenas da cidade, mas de todo o Brasil.

Os locais visitados fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, criado em 2011 pela Prefeitura do Rio. Entre eles, destaca-se o sítio arqueológico do Cais do Valongo, reconhecido, em 2017, pela UNESCO como patrimônio da humanidade, como um sítio histórico sensível; um lugar de memória da escravidão e do tráfico negreiro.

Em outro desses pontos de interesse visitados — o Jardim Suspenso do Valongo —, os participantes dessa edição especial do “RIO ANTIGO A PÉ pela Pequena África”. que acontecerá neste domingo, 19/6, entre 9h e 13h (mais informações ao final do texto), assistirão ao monólogo “A Criação do Mundo – Cosmovisão Yorubá”.  Nele, o ator Thiago Viana interpretará um “griot”, um  contador de histórias africano que percorrerá lembranças de tempos imemoriais, revelando, por meio da Cosmovisão Africana, detalhes sobre a criação do mundo, que se dividiu na participação de Oxalá e Exú (duração: 25 minutos). 

Thiago Viana é ator e diretor de teatro, além de realizar produções culturais em diversos formatos. Iniciado no Candomblé, nasceu na Baixada Fluminense e foi morar com a família na região portuária ainda criança, onde iniciou sua vida artística concomitante à realização de pesquisas sobre a região. Foi desse encontro que se consagrou a linha mais expressiva de seus trabalhos: a cultura afrodiaspórica da Pequena África.

Continua após a publicidade

Há 16 anos, Thiago Viana, desenvolve trabalhos e projetos culturais nesse território. Atualmente, Thiago é gestor da antiga Casa da Guarda, no Jardim Suspenso do Valongo, onde trabalha na implementação do projeto “Casarão Cultural João de Alabá”, que oferece ciclos de oficinas (gastronomia, capoeira, yoga, teatro, etc.), realiza exposições culturais e promove “contação” de histórias.

Para quem quer conhecer nossa herança africana, entendendo melhor essa ancestralidade, esse programa será, sem dúvida, imperdível!

___

RIO ANTIGO A PÉ pela Pequena África (edição especial) apresenta monólogo “A criação do mundo – Cosmovisão Yorubá” com Tiago Viana  — Domingo, 19/6, 9h00 – R$ 66 (criança de até 8 anos não pagam) — vendas no Sympla.com.br ou no Instagram @rioantigo.

Continua após a publicidade

Pontos de Interesse: Praça Mauá, Largo de São Francisco da Prainha. Pedra do Sal, Morro da Conceição, Jardim Suspenso do Valongo (local da performance “A criação do mundo – Cosmovisão Yorubá”, Cais do Valongo e Mural “Etnias” do artista Kobra (Boulevard Olímpico).

___

*Daniel Sampaio é advogado, memorialista e ativista do patrimônio cultural. Fundou o Instagram @RioAntigo e é presidente do Instituto Rio Antigo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.