Instagram @rioantigo celebra 10 anos e vira ONG para proteger o patrimônio
Sábado, 13 de agosto, a celebração do décimo aniversário do Rio Antigo terá assembleia de fundação do Instituto e atrações musicais na Feira do Lavradio
Este sábado, 13 de agosto, é dia de celebrar os 10 anos do Instagram @rioantigo, que vai se transformar num Instituto com a missão de proteger o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Estão programadas atividades desde as 11 horas da manhã até as 19 horas — entre elas, uma importante assembleia de fundação da mais nova ONG carioca e também muitas atrações musicais na Feira do Lavradio.
O Instagram @rioantigo, criado em 12 de junho de 2012, já impacta mais de 210 mil pessoas nas redes sociais, com conteúdo editorial original, inspirado na iconografia histórica do Rio de Janeiro. São imagens que estão sob os cuidados de instituições de memória, acervos públicos e privados de extrema importância para a nossa cultura, mas também imagens feitas hoje, pela equipe Rio Antigo — liderada por um colunista da Veja Rio, o advogado e ativista do patrimônio Daniel Sampaio — e também pelas centenas de milhares de seguidores conquistados ao longo de uma década.
Mas, segundo Daniel, não são apenas fotos e vídeos. “O Rio Antigo valoriza o patrimônio cultural do Rio de Janeiro, por meio da redescoberta da nossa História, do resgate de memórias afetivas e da reconexão com a identidade e a alma do Rio, sejamos nós cariocas de nascença ou não”, conta o ativista.
“Essa reconexão com nossas origens e esse resgate das tradições e costumes nos tornam melhores hoje — cidadãs e cidadãos mais conscientes da importância da nossa herança histórico-cultural e que atuam ativamente em prol em defesa da conservação do nosso patrimônio material e imaterial” continua Daniel.
Decorridos 10 anos desde a criação do perfil @rioantigo no Instagram, o grupo, que hoje tem mais 30 de colaboradores, muitos deles volutários, e enfrentar novos desafios em prol do interesse público e de assumir a responsabilidade condizente com o tamanho conquistado, organicamente, ao longo desta década: vamos renascer como o Instituto Rio Antigo, uma associação sem fins lucrativos guiada pela missão principal de promover e a proteger o patrimônio cultural do Rio de Janeiro”, diz Sampaio.
No sábado, 13 de agosto de 2022, será lançada a pedra fundamental desse projeto. A Equipe Rio Antigo receberá personalidades ilustres, todas com imensos serviços prestados ao Patrimônio Cultural do Rio, e os seguidores da página, para a assembleia de fundação do Instituto, a ser realizada no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB-SEBRAE), na Praça Tiradentes, às 13h.
A assembleia será aberta com o hino oficial do Rio, a marchinha Cidade Maravilhosa, cantada por Pedro Paulo Malta.
Durante a cerimônia, o idealizador do Instituto Rio Antigo, Daniel Sampaio, lerá o manifesto do movimento e fará um resumo do Estatuto Social da nova associação. Além disso, serão abordados os diferentes objetivos a serem alcançados e projetos a serem realizados por essa nova ONG carioca.
Durante a assembleia, será assinada, simbolicamente, pelo Instituto Rio Antigo, e pelos presentes, a Carta aos Brasileiros e Brasileiras feita pela Faculdade de Direito da USP, em defesa do Estado Democrático de Direito.
Não há mais vagas para se inscrever na assembleia de fundação, pois a lotação de 80 pessoas do auditório do CRAB/SEBRAE está esgotada, mas é possível participar remotamente, tornando-se assim um fundador ou fundadora do Instituto. Para isso, basta assistir à transmissão, do início ao fim, no Instagram @rioantigo ou no canal do YouTube “TV Rio Antigo” e seguir as instruções que serão dadas ao vivo.
E tem mais: ao longo desse dia, o palco da Praça Emilinha Borba, na Feira do Lavradio, contará com apresentações musicais escolhidas pela curadoria musical da Equipe Rio Antigo & parceiros, como: a funfarra de crianças e adolescentes Favela Brass, às 11h00, o sambista Elvis Marlon, às 15h00, a roda de choro Pixin Bodega (da Feira da General Glicério, em Laranjeiras), às 16h30, e o DJ Jack Alves, tocando muito charme e funk antigo, às 18h00.
A Rua do Lavradio vai virar uma grande festa para todo mundo se divertir e, ao mesmo tempo, fazer parte deste momento histórico em prol da proteção do nosso patrimônio.
SÁBADO, 13 DE AGOSTO:
Assembleia de fundação – transmitida ao vivo a partir das 13h no canal TV RIO ANTIGO no YouTube. Clique
.Programação do palco da Praça Emilinha Borba – Rua do Lavradio:
11h: fanfarra FAVELA BRASS
15h: samba com ELVIS MARLON
16h30: roda de choro PIXIN BODEGA
18h: charme & funk antigo com o DJ JACK ALVES