Reforma em apê de 105 m² cria lar aconchegante para mãe e filha
Apesar das paredes irregulares, o arquiteto Rafael Ramos conseguiu integrar ambientes e otimizar o espaço neste projeto no Rio de Janeiro
Mãe e filha compraram este apartamento de 105 m², em Laranjeiras (RJ), quando o edifício ainda estava em construção e, assim que receberam as chaves, encomendaram o projeto de uma reforma completa de todos os cômodos ao arquiteto Rafael Ramos. “No projeto, elas pediram para integrar a área social, a cozinha e a varanda para aumentar a sensação de amplitude dos espaços”, conta o profissional.
A principal alteração na planta original foi a demolição da parede e a eliminação das portas que separavam a varanda da sala e o nivelamento dos pisos para aumentar a área útil do imóvel, devidamente regularizada junto à Prefeitura do Rio. “Com isso, criamos no espaço da antiga varanda um segundo ambiente de estar, integrado à sala de TV”, diz Rafael.
A cozinha, que já era aberta para a sala de jantar e para a sala de TV, ganhou uma bancada-divisória, que assumiu a função de copa. “No geral, o conceito principal do projeto foi criar espaços integrados e versáteis para driblar a planta em diagonal, com algumas paredes bem complicadas”, resume ele.
A área gourmet, instalada entre a cozinha principal e a lateral da varanda (agora integrada à sala), foi equipada com churrasqueira a gás, bancada com cuba e armário inferior.
No quarto da mãe, o armário em L com um nicho na lateral da cama permitiu instalar a cabeceira-painel em toda a extensão da parede e ainda acomodar um gaveteiro na lateral.
O projeto de decoração foi norteado por algumas peças de design assinado que as clientes já tinham e foram aproveitadas no novo endereço, especialmente a mesa de centro Teca, as cadeiras de jantar Milla e as luminárias pendentes Dinn, todas criações do designer Jader Almeida. De resto, é tudo novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto.
Já a paleta cromática tem uma base neutra, em tons suaves e claros, com acréscimo de cores nos adornos, almofadas, quadros e tapete redondo da sala (de fibra natural tingida de verde) para imprimir uma atmosfera mais feminina.
As marcenarias foram executadas em MDF no padrão carvalho americano – com acréscimo de melanina cinza no armário do quarto da mãe e portas de vidro canelado no closet da filha –, enquanto o piso foi revestido com porcelanato cinza, o teto recebeu textura de cimento e as paredes foram pintadas de branco.