CASACOR Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Quer saber como se cria a CASACOR Rio?

O arquiteto Mario Costa Santos, responsável pela implantação da mostra carioca há 15 anos, revela detalhes do processo de trabalho

Por Redação/CASACOR
Atualizado em 12 abr 2022, 10h02 - Publicado em 11 abr 2022, 17h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na CASACOR Rio de Janeiro 2021, o espaço antes destinado à garagem e à área de serviço foi transformado em restaurante por Mario Costa Santos.
    Na CASACOR Rio de Janeiro 2021, o espaço antes destinado à garagem e à área de serviço foi transformado em restaurante por Mario Costa Santos. (André Nazareth/CASACOR/Veja Rio)

    Criar do zero uma mostra de decoração não é nada fácil. São muitos os detalhes que precisam ser vistos e pensados, antes mesmo de definir a sede de cada edição. E poucos conhecem tão bem esses desafios quanto o arquiteto carioca Mario Costa Santos, responsável pela implantação da CASACOR Rio há 15 anos e da CASACOR Pernambuco há dez. É ele quem define, em parceria com os diretores de cada mostra, a história que a edição vai contar, os percursos de visitação, o tipo de ambiente, os locais de instalação de espaços residenciais e comerciais e ainda entrega para o elenco um imóvel pronto, com toda infraestrutura necessária, para que arquitetos, designers de interiores e paisagistas possam criar à vontade.

    Publicidade

    “Na primeira visita ao local, é preciso já avaliar se o espaço é adequado. Assim que chego, já começo a imaginar os fluxos, se os vãos das portas são generosos para que as pessoas possam ir e vir ao mesmo tempo, vejo questões como ventilação, iluminação”, conta Mario.

    Publicidade
    O arquiteto aproveitou a área dos jardins para implantar diferentes tipos de moradia, como a casa contemporânea criada pela UP3 Arquitetura na CASACOR Rio 2021.
    O arquiteto aproveitou a área dos jardins para implantar diferentes tipos de moradia, como a casa contemporânea criada pela UP3 Arquitetura na CASACOR Rio 2021. (André Nazareth/CASACOR/Veja Rio)

    Os desafios são ainda maiores quando a casa é tombada pelo Patrimônio Histórico, caso da sede carioca deste ano – a Residência Brando Barbosa, que é tombada pelo INEPAC e já abrigou a mostra do ano passado – e de muitas outras casas que abrigaram edições cariocas e pernambucanas adaptadas por ele.

    Continua após a publicidade

    “Nesses casos, não podemos fazer muitas obras. Então, mandamos instruções mais específicas para os arquitetos de como manter os elementos arquitetônicos existentes, até para que a casa tenha um protagonismo e possa contar uma história que é também a história da cidade, da nossa arquitetura”, revela Mario.

    Publicidade
    Mario Costa Santos também costuma ter seu próprio ambiente na CASACOR Rio como a Sala de Arte Contemplação da mostra passada.
    Mario Costa Santos também costuma ter seu próprio ambiente na CASACOR Rio como a Sala de Arte Contemplação da mostra passada. (André Nazareth/CASACOR/Veja Rio)

    Foi exatamente esta a premissa da implantação da CASACOR Rio no ano passado: de respeito absoluto pela história da casa e sua arquitetura. Este ano, o desafio foi diferente. Para criar uma segunda mostra numa mesma sede – algo inédito no Rio –, foi preciso também imaginar uma nova história. Daí, surgiu a ideia de transformar a casa num instituto cultural, exatamente como sonhavam seus antigos proprietários, o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa. 

    Este ano toda a casa é para uso e convivência. As salas não são para famílias, são para uso comum. E o café da CASACOR foi para a cozinha, porque afinal não tem lugar mais acolhedor para um cafezinho. É uma casa para toda a cidade usar, para curtir e viver. E a parte do morar fica do lado de fora, nos jardins, onde teremos casas e a Villa CASACOR com vários elementos arquitetônicos e estilos diferentes de moradia”, diz o arquiteto, dando um super spoiler da próxima edição.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Mario Santos - Ilha nas Alturas Booking. CASACOR Rio de Janeiro 2017.
    Mario Santos – Ilha nas Alturas Booking. CASACOR Rio de Janeiro 2017. (André Nazareth/Veja Rio)

    A CASACOR Rio acontece de 27 de abril a 26 de junho na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Assim como no ano passado, a mostra será híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com tours 3D  acessíveis no site da CASACOR. Os ingressos já estão à venda em https://casacorrj.byinti.com/.  

    Maior mostra de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas, a CASACOR acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e da América Latina apresentando as maiores tendências de décor, traduzidas por alguns dos mais renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas do país.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.