Paisagismo de 600 m² cria espaços de convivência em casa no Rio de Janeiro
Projeto da arquiteta Gizelle Leite visou trazer mais utilidade ao espaço, possibilitando o encontro entre família e amigos
O quintal de casa é um espaço para curtir o exterior, reunir a família e fazer refeições ao ar livre. Pensando nisso, a arquiteta Gizelle Leite projetou, em 600 m2, uma estrutura para dar sofisticação ao ambiente, mas também trazer aconchego para todos que moram e visitam o lar.
Situada no Itanhangá, no Rio de Janeiro, a casa, que está virada para Pedra da Gávea, foi construída há 20 anos. Apesar da oferta da oferta de espaço, a área verde só possuía gramado – e, com a pandemia, os moradores sentiram necessidade de trazer mais utilidade para o ambiente, além de ter uma piscina.
“O pedido inicial foi construir uma piscina com um paisagismo bem tropical. Depois a modernização da fachada e repaginar a sala com estilo praiano”, diz Gizelle, que usou revestimento na cor verde acinzentada para a piscina, trazendo um contraste com o deck de madeira, dando um clima bem intimista.
O formato da piscina acompanhou a inclinação da casa e foi localizada para garantir melhor orientação solar. Um dos destaques da fachada foi o brise iluminado em marcenaria. Madeira maciça também prevalece na escolha do mobiliário.
A churrasqueira foi construída na varanda com um fechamento em marcenaria para protegê-la nos dias em que não utilizada. Para decoração, foi adotada uma paleta de cores neutras com alguns detalhes em cores quentes para garantir um contraste.
Os móveis foram todos desenhados por Gizelle para garantir total personalização do projeto, valorizando ainda mais o imóvel.