De frente para o mar, um apartamento ideal para curtir a aposentadoria
O arquiteto Rafael Ramos criou um projeto aconchegante para os moradores na faixa dos 70 anos curtirem o imóvel de 200 m²
O casal na faixa dos 70 anos já conhecia este condomínio na Barra da Tijuca (RJ) até que surgiu a oportunidade de comprar um apartamento com 200 m², no edifício de frente para a praia, com uma extensa varanda na sala, onde sonhavam relaxar e curtir a vida de aposentados. Assim que receberam as chaves, os novos proprietários encomendaram um projeto ao arquiteto Rafael Ramos. “Eles pediram uma renovação completa para atualizar o imóvel que estava muito antigo, já que o condomínio foi construído entre os anos 1970 e 1980”, conta.
Com a reforma, as paredes entre a sala de jantar e a cozinha foram demolidas e substituídas por portas de correr em L, permitindo integrar ou isolar os espaços, de acordo com a necessidade. A partir daí, o arquiteto projetou uma ilha de cocção com o cooktop voltado para o mar, deixando ainda, no campo de visão de quem entra pela cozinha, jantar, sala de TV e varanda. “Além de promover a integração dos espaços, o novo layout alongou e ampliou significativamente a área social do apartamento”, diz ele.
Na área íntima, o quarto mais próximo à sala foi transformado em escritório – que também pode ser usado como dormitório de hóspedes – e ganhou portas de correr que permitem integrá-lo à sala de jantar. Por fim, um pequeno espaço que antes servia de depósito foi transformado em banheiro e anexado a um dos quartos, dando origem, assim, à suíte da filha do casal, que mora na Europa e costuma passar férias com a família.
Segundo Rafael, no geral, o projeto buscou criar um apartamento contemporâneo e visualmente leve, com paleta cromática e materiais conectados com a paisagem externa para não tirar o protagonismo da vista frontal do mar. Na área social, o arquiteto adotou uma base neutra e clara e pontuou com cores nos adornos, almofadas e algumas obras de arte. O piso foi revestido com porcelanato em tom de cinza claro, enquanto as marcenarias, desenhadas pelo escritório, ganharam acabamento em freijó natural.
Na decoração, o arquiteto destaca a poltrona Zeca (de Zanine Caldas) no ambiente de estar, a mesa de jantar com design orgânico e o sofá modular em ilha, com assentos voltados para a sala de estar, a sala de TV e a varanda. “Além de extremamente prático, este modelo de sofá ajuda a setorizar os espaços, sem criar barreiras visuais”, diz o arquiteto.
“Nosso maior desafio neste projeto foi cumprir o prazo de execução da obra de apenas 7 meses, considerando que a reforma foi completa, intervindo em todos os cômodos, e o apartamento tem generosos 200 m². Felizmente, deu tudo certo”, finaliza o arquiteto Rafael Ramos.