Paulo Mendes da Rocha é homenageado na estreia do filme “Tudo é projeto”
Produzido por Joana Mendes da Rocha, filha do arquiteto, e Patricia Rubano, o filme será exibido na mostra Cinema Urbana em 17 de agosto
A partir de 17 de agosto e seguindo até 05 de setembro, a mostra Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura fará uma homenagem a Paulo Mendes da Rocha, um dos mais célebres arquitetos brasileiros.
Com o filme “Tudo é projeto”, produzido por Joana Mendes da Rocha (filha de Paulo Mendes) e Patricia Rubano, a memória do arquiteto – que veio a falecer em maio de 2021 – é mantida viva através de uma série de entrevistas realizadas ao longo de dez anos, nas quais ele conta sua história e reflete sobre arquitetura, urbanismo, natureza, dentre vários temas.
O filme será exibido presencialmente no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília na data de abertura, em sessão solene às 18h30. A sessão contará com depoimentos de Heloísa Moura (presidenta do IAB -DF), Maurício Goulart (IPHAN-DF – arquiteto e urbanista) e Luciana Sabóia (arquiteta e urbanista, coordenadora PPG-FAU UnB).
Também será exibida uma sessão virtual, que ficará disponível para visualização apenas no dia 17, das 18h30 às 23h59, através da plataforma innSaei.TV e no YouTube oficial da Mostra Cinema Urbana. Tanto a exibição presencial, quanto a exibição virtual poderão ser atendidas de forma gratuita.
Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos brasileiros contemporâneos mais celebrados. Falecido em maio de 2021, aos 92 anos, conquistou em 2006 o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, e em 2016 recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Prêmio Imperial do Japão pelo conjunto de sua obra.
Serviço
Data: 17 de agosto a 5 de setembro de 2021
Local: Cinema e jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, plataforma InnSaei.TV e www.youtube.com/c/MostraCinemaUrbana
Horários: ver programação
Ingressos: Os ingressos (gratuitos) para as sessões presenciais serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 9h. Poderão ser adquiridos até dois (02) ingressos por CPF pelo site www.eventim.com.br. As atividades estarão sujeitas à lotação.
Para as sessões ao ar livre, que acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de agosto, recomendamos que os espectadores levem cangas e cadeiras pois a exibição ocorrerá no Jardim do CCBB.
Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br
Veja também:
- Exposição em Berlim reúne últimos 80 anos da obra de Yayoi Kusama
- O poder transformador da arte de parede na visão destes 5 artistas
- Arte devolve espaço público às pessoas em 16 cidades nos Estados Unidos