Apartamento de 230 m² ganha cara de casa para a família carioca
Projeto dos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos aposta na madeira, pedras naturais e muitas obras de arte
Em busca de mais espaço e conforto para a família, um casal na faixa dos 40 anos com duas filhas comprou este apartamento de 230 m², no Humaitá, bairro na zona sul do Rio de Janeiro. Antes de se mudarem para o novo endereço, os novos proprietários encomendaram aos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos um projeto de renovação, pontuando, no primeiro contato, que desejavam poucas mudanças. No decorrer do processo, no entanto, eles se empolgaram e acabaram optando por fazer uma reforma completa, de todos os cômodos.
“No final das contas, os clientes pediram para integrar a cozinha com a sala, modificando totalmente o formato dela e, consequentemente, da área de serviço. Eles também pediram para resolver uma planta em ângulos, bem complicada, e dispor de espaços confortáveis para receber amigos, como um bar e uma varanda equipada com churrasqueira, máquina de gelo e cervejeira”, conta Ricardo Melo. A dupla faz parte do elenco da CASACOR Rio de Janeiro.
Para criar uma atmosfera aconchegante de casa, os arquitetos apostaram em uma paleta composta predominantemente de tons suaves e pontuaram o décor com azul (na parede da entrada, em alguns móveis, quadros e almofadas) e ocre (no par de almofadas da sala de estar).
A madeira também se destaca no espaço – ela está presente no piso de tauari natural, no acabamento das marcenarias (sendo algumas estruturas mescladas com ferro) e em alguns móveis. “Esta sala tem uma simplicidade que traduz bem o estilo carioca. Ela é chique, mas ao mesmo tempo também é despojada, sem pompa”, avalia Ricardo.
Na decoração, que segue um estilo contemporâneo, muitas peças já eram do acervo dos clientes, como o sofá, as quatro poltronas do bar, as cadeiras de jantar da sala e a mesa de refeições da varanda. “Nos quartos, quase tudo foi aproveitado do outro apartamento. Fizemos apenas alguns complementos de marcenaria”, revela Ricardo Melo.
No mais, todos os móveis são novos, sendo a maioria visualmente leves e atuais, com algumas peças estrategicamente em cores fortes para quebrar a monotonia do décor.
Já entre as obras de arte, vale destacar o quadro colorido sobre o buffet do artista Marcelo Catalano, as aquarelas da artista Andréa Menezes e a tela grande em tons de azul do artista Herton Roitman.
No lavabo, a parede e o piso do lavabo foram revestidos com a mesma madeira tauari usada em todo o piso do apartamento. As paredes dos banheiros ganharam cerâmica.
Todas as bancadas da cozinha e banheiros foram executadas em granito Pitaya, uma pedra natural que ajudou a reforçar a atmosfera de “casa”, ao contrário das pedras sintéticas.