Aniversário Rio de Janeiro: conheça 5 obras arquitetônicas da cidade
Um dos destinos mais desejados dos viajantes devido à sua natureza exuberante e arquitetura deslumbrante, a cidade maravilhosa está completando 459 anos!
No dia 1º de março de 1565 foi fundada uma das cidades mais bonitas, turísticas e importantes do planeta: o Rio de Janeiro. De capital do Brasil — durante dois séculos — a um dos destinos mais desejados dos viajantes, a cidade maravilhosa está completando 459 anos recheados de história, arquitetura e muita natureza.
Claro que, como qualquer outra cidade histórica, o Rio de Janeiro é marcado por obras arquitetônicas deslumbrantes assinadas por grandes nomes. Por isso, a seguir, listamos 5 projetos imperdíveis que todos os amantes de arquitetura tem de conhecer na cidade maravilhosa!
1. Museu do Amanhã, por Santiago Calatrava
Inspirado na cultura carioca, o Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, explora a relação entre a cidade e o meio ambiente natural através de sua arquitetura. O museu, inaugurado em 2015, apresenta 5.000 m² de espaço de exposições temporárias e permanentes, bem como uma praça de 7.600 m² que envolve a estrutura e se estende ao longo do cais.
2. Cidade das Artes, por Christian de Portzamparc
Entre o mar e a montanha é onde se localiza a Cidade das Artes, projetada por Christian de Portzamparc. O espaço é visto como uma grande casa, uma varanda sobre a cidade, homenagem a um arquétipo da arquitetura brasileira.
3. Parque Eduardo Guinle, por Lucio Costa
O Parque Eduardo Guinle, ou também conhecido como apenas Parque Guinle, foi concebido originalmente na década de 1920 como os jardins de um palacete neoclássico. Em 1940, o parque passou ao governo federal e, em 1943, foi objeto de um plano de urbanização desenvolvido por Lucio Costa, então diretor do (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN), que propôs esse novo projeto!
4. MAR – Museu de Arte do Rio, por Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio (MAR) une diversas camadas da cidade do Rio de Janeiro: a história, o social, os conflitos, os símbolos, os desafios e as expectativas. Assinado pelo Bernardes + Jacobsen Arquitetura, o museu fica localizado na Praça Mauá em dois prédios de perfis diferentes, porém interligados por uma ponte sob uma laje sustentada por pilotis: o palacete Dom João VI, que abriga as salas de exposição; e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário –, que pertence à Escola do Olhar.
5. Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, por Rafael da Silva e Castra
Uma das bibliotecas mais antigas e famosas da América Latina, a Real Gabinete Português de Leitura foi fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses refugiados políticos para promover a cultura na então capital do império. O edifício está localizado na Rua Luíz de Camões, no centro da capital fluminense, e teve o projeto, de estilo neomanuelino, assinado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro.