Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

6 ideias da CASACOR Rio para cultivar plantas dentro de casa

As propostas inspiradoras criadas pelo elenco da CASACOR Rio mostram como é fácil fazer da sua casa um urban jungle

Por Redação/CASACOR
Atualizado em 15 jun 2021, 14h34 - Publicado em 14 jun 2021, 10h00
UP3 Arquitetura – Casa UP. Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
UP3 Arquitetura – Casa UP. Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino criaram uma construção contemporânea de forma rápida, sustentável e sem gerar quase nenhum lixo. A casa se camuflada no jardim e, em seu interior, mistura o estilo escandinavo com o carioca. (Denilson Machado/Veja Rio)

Exuberante em toda a área externa da Residência Brando Barbosa, onde acontece esta 30ª edição da CASACOR Rio, o verde invadiu também os espaços internos da mostra e inspirou os 57 profissionais do elenco de formas bem diferentes, mas com um mesmo objetivo: trazer a natureza para dentro da casa. A necessidade que já vinha se consolidando há tempos, como a tendência Urban Jungle já deixava claro, se tornou ainda mais presente em tempos pandêmicos.

Bianca da Hora – Haman SPA. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
Bianca da Hora – Haman SPA. Os rituais ancestrais do banho turco Haman foram a inspiração para o ambiente que tira proveito das cores, luzes e texturas da arquitetura original da casa. As plantas aparecem por todo o espaço, trazendo frescor e um clima urban jungle. (André Nazareth/Veja Rio)

E o que se vê nesta CASACOR Rio é que o verde pode estar em qualquer ambiente. Até mesmo no banheiro! Não à toa, dois espaços fazem isso muito bem. Em seu Hamman SPA, a arquiteta Bianca da Hora criou um cantinho para as plantas, que ganham ali a missão de deixar o ambiente ainda mais relaxante. Já no banheiro da Casa UP para Metalmarco, a integração entre interno e externo é total e absoluta, sem qualquer divisão entre elas.

Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. O principal banheiro ganhou descontração com interferências contemporâneas e uma grande árvore plantada bem no centro do espaço. (Denilson Machado/Veja Rio)

Já na Sala de Banho, Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida transformam uma jabuticabeira em estrela. Plantada num grande cachepô bem no centro do ambiente, a árvore ganhou uma pia circular em sua volta – desenhada pelos arquitetos e executada pela Deca – que por meio de uma tecnologia de filtragem abastece de água a árvore. O espaço também teve todas as paredes pintadas no tom Floresta Negra, da Coral, um verde musgo que ressalta o clima natural do ambiente.

Jean de Just – Jardim de Inverno. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
Jean de Just – Jardim de Inverno. Pensado para reuniões familiares, mas também para as necessidades do dia a dia, o espaço une estar, jantar e escritório –  tudo muito colorido e cercado pelo verde das plantas que aparecem em vasos e no jardim vertical. (André Nazareth/Veja Rio)

O verde está ainda mais presente no Jardim de Inverno, de Jean de Just. O arquiteto francês abusou de brasilidade e tropicalidade levando o verde (e as plantas) até pelas paredes – ora em um jardim vertical ora no painel geométrico feito com pastilhas.

Vivian Reimers – Livraria. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
Vivian Reimers – Livraria. A frondosa árvore ao fundo do ambiente foi a grande inspiração para o projeto que ganhou sob sua sombra um simpático cantinho de leitura. Aqui, a Mata Atlântica do jardim pede passagem e invade o espaço construído em estrutura metálica modular apenas para a mostra. (André Nazareth/Veja Rio)

Outra proposta diferente usada pela arquiteta Vivian Reimers foi explorar o jardim como um verdadeiro quadro vivo usando em sua livraria uma parede de vidro que integra o ambiente interno ao externo apresentando o verde como a mais pura e verdadeira obra de arte.

UP3 Arquitetura – Casa UP. Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino. Ambiente da CASACOR Rio 2021.
(Denilson Machado/Veja Rio)

Veja também:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.