Cinco hotéis sustentáveis no Brasil e no mundo para você conhecer
Selecionamos estabelecimentos com energias limpas e outras ações para preservar ambiente sem abrir mão do conforto e design atrativo
Seja para trabalho ou lazer, ter uma opção de hospedagem aconchegante é fundamental, mas isso só não basta. Hotéis sustentáveis estão se tornado cada vez mais comuns como forma de oferecer uma hospedagem repleta de conforto mas que respeite o meio ambiente, com opções de energia sustentável, substituição do plástico, entre outras características.
A boa notícia é que tanto no Brasil como no mundo esse tipo de estabelecimento já existe, e boa parte deles já está pronto para receber visitantes de maneira segura e ecológica. A seguir, selecionamos 5 hotéis sustentáveis para você conhecer!
1. Vila Tannah – São Roque, SP
Um espaço para se desconectar da cidade em meio a natureza com respeito e responsabilidade socioambiental. Essa foi a proposta da arquiteta Rosana Buonerba que assina a arquitetura do local e do arquitetos Marcelo Salum responsável pelo projeto de interiores para o hotel no interior de São Paulo.
Batizado de Vila Tannah, o hotel resguarda a vasta fauna e flora local, e convida os hóspedes a imergir na natureza. Para isso, atividades diversas estão disponíveis como aulas de yoga, meditações guiadas, caminhadas, palestras, eventos gastronômicos, confraternizações ao ar livre próximo a cachoeira, entre outros.
2. Svart – Svartisen, Noruega
Mesmo sem ainda estar concluído, não poderia faltar mencioná-lo aqui, o Svart, criado pelo Snøhetta e já considerado como o hotel mais sustentável do mundo. Localizado no Círculo Polar Ártico, trata-se do primeiro edifício que segue o padrão “powerhouse” de energia limpa.
Estima-se que a redução no consumo de energia deste estabelecimento irá chegar a 85% em comparação a um hotel convencional. Em um ambiente tão gélido como o que está situado, o edifício é capaz de produzir sua própria energia, que precisa ser boa e calorosa para o aconchego dos hóspedes.
Além disso, o hotel sustentável também disponibilizará maior integração dos hóspedes com o meio ambiente. A natureza selvagem ao redor do edifício pode ser acessada por barco, e os projetistas têm planos de introduzir um serviço de transporte de barco neutro em energia saindo da cidade de Bodø até o hotel.
3. Cristalino Lodge – Alta Floresta, MT
Localizado no meio da floresta Amazônica, o Cristalino Lodge é um dos mais queridos hotéis sustentáveis de luxo no Brasil. Debruçados na missão de fazer sua operação com o “mínimo impacto possível”, eles investem fortemente no que chamam de “turismo responsável”.
O hotel conta com 60 placas solares para oferecer energia limpa aos quartos, o que gera um total de 2,3 MW por mês para manter o bom funcionamento da energia sem agredir o meio ambiente.
Outro exemplo de pegada ambiental que o hotel sustentável se preocupou foi com a reciclagem. A equipe do estabelecimento fica responsável por separar os materiais inorgânicos (papel, vidro, alumínio, plástico e metal) para dar o destino correto à eles.
A verdade é que o hotel conta com atitudes de mão cheia para preservar o meio ambiente. Tais como: tratamento de efluentes cinzas, métodos construtivos para evitar resíduos, produtos orgânicos para consumo, etc. Para conhecer todas as ações de sustentabilidade do hotel clique aqui!
4. Vivood – Benimantell, Espanha
A vista para o Vale de Guadalest é com certeza uma das maiores atrações que o Vivood oferece. O hotel requintado foi projetado pelo arquiteto Daniel Mayoy que investiu em ações de sustentabilidade para manter as operações do estabelecimento.
Por estar localizado em um ambiente com natureza selvagem, o hotel sustentável cria ações diversas para manter as espécies – inclusive, a preservação do ecossistema é um dos objetivos do estabelecimento. A construção do terreno foi feita utilizando fundações removíveis e livres de concreto.
Além disso, o hotel possui um sistema de reaproveitamento de água e painéis solares para geração de energia mais limpa. Quem quiser se deslocar pelos arredores do estabelecimento, pode ficar tranquilo em relação à emissão de CO2, pois o espaço também dispõe de veículos elétricos na propriedade.
5. Soori – Bali, Indonésia
Um dos destinos mais queridos para os viajantes, Bali conta com belíssimas praias e ilhas de tirar o fôlego. Melhor ainda poder se hospedar em um hotel sustentável que tem o pilar de cuidado da natureza enraizado em suas operações.
O estabelecimento investe no consumo consciente de recursos naturais, por meio do reaproveitamento total da água da chuva através de um sistema que captura e filtra o recurso. Ações de sustentabilidade também englobam o desenvolvimento da comunidade, e por essa razão, o hotel investe em ingredientes e insumos de fornecedores locais.
Veja também:
- 5 revestimentos de piso e parede feitos a partir de resíduos
- Estudantes fazem projeto que resgata arquitetura tradicional iraniana