Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Alta temporada do turismo em 2024 movimenta 8 bilhões na capital do RJ

Estratégias da Secretaria de Turismo para manter o bom ritmo envolvem a Cúpula do G20 e participações em feiras internacionais

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 mar 2024, 17h39
Secretaria de Turismo do Estado divulga números animadores do setor na alta temporada.
 (João Miguel/Setur-RJ/Divulgação)
Continua após publicidade

O turismo do Rio de Janeiro é a grande aposta do setor de comércio e serviços para 2024. Após alcançar, 1.192.814 turistas internacionais em 2023, chegando ao patamar de 2019, ano anterior à pandemia, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio vêm realizando uma série de ações nos mercados emissores de turistas nacionais e estrangeiros para, a partir da capital, levar cada vez mais turistas ao interior do estado, consolidando a roda econômica de uma das atividades, que mais gera receita para o RJ.

De acordo com dados da Riotur, o Réveillon e o Carnaval do Rio em 2024 movimentaram juntos cerca de R$ 8 bilhões, além de levar milhões de pessoas às festividades em toda a cidade, gerando uma receita econômica recorde e mais de 50 mil empregos em toda a cadeia produtiva. A movimentação durante o Réveillon foi de R$ 3 bilhões, enquanto no Carnaval chegou à marca de R$ 5 bilhões. “Devolvemos o Rio de Janeiro à prateleira dos principais destinos turísticos do mundo. O número que alcançamos, de quase 1,2 milhão de estrangeiros, mostra que estamos no caminho certo de promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional. Nossa expectativa para este ano é ainda melhor, já que há projeção de 14 milhões de passageiros para o aeroporto RIOgaleão em 2024″,  explica o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca. 

O ranking dos principais países emissores de turistas ao Rio é liderado pela Argentina, com 30% das chegadas (397 mil), seguido pelo Chile (215 mil) e Estados Unidos (142 mil). De acordo com a Setur-RJ, o Estado vem investindo para recuperar voos internacionais de importantes companhias aéreas e participar de feiras de turismo ao redor do mundo, promovendo encontros com trades turísticos de outros países. Além disso, a Secretaria também dá apoio aos grandes eventos, potencializando a divulgação das 12 regiões turísticas e seus principais destinos. “Estamos vivendo um momento especial no Turismo do Rio de Janeiro. Além dos números relevantes oriundos do Carnaval e do Réveillon, acabamos de receber a 10ª edição do Rio Open. O torneio reuniu grandes nomes do tênis mundial, batendo recorde de público com mais de 65 mil pessoas (sendo 40% turistas), ao longo dos nove dias, movimentando mais de R$ 160 milhões na economia do Estado do Rio, e gerando cerca de 5 mil postos de trabalho”, disse o subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Monfort.

Em fevereiro, aconteceu a primeira leva de reuniões do G20 – durante o ano serão inúmeras rodadas – reunindo os chanceleres do Fórum de Cooperação Econômica Internacional, que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.

No mês de Julho, o estado receberá os Grupos de Trabalhos do Turismo, da Educação, do Desenvolvimento, de Redução do Risco de Desastres, Combate à fome e à pobreza, e outras reuniões do G20. Em setembro, os trabalhos estarão voltados para iniciativas sobre Bioeconomia, Mobilização Global Contra a Mudança do Clima e Infraestrutura. Outubro é a vez de debater temas relacionados à sustentabilidade climática e ambiental. Já em Novembro, o Rio de Janeiro será palco de duas reuniões de cúpula: a social e a dos chefes de Estado que compõem o G20.

Continua após a publicidade

No mercado internacional a Setur-RJ e a TurisRio participam das principais feiras de turismo como a BTL (Lisboa), a Fitur (Madrid) e a ITB (Berlim), e promovem encontros com os trades turísticos nas cidades por onde passam. Já o chamado “mercado doméstico”, também vem sendo explorado por meio do projeto Verão #tônoRio, que segue fixo na Praia de Copacabana, promovendo os municípios do interior e seus atrativos. 

Em parceria com a Rodoviária do Rio a Setur-RJ acaba de inaugurar uma sala, de 52 metros quadrados, onde estão sendo apresentados os destinos das 12 regiões turísticas. Lá, recepcionistas bilíngues apresentam opções de roteiros, atrativos e destinos do interior do RJ. Peças de artesãos, cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, também estão à venda em uma ação de fomento à atividade e geração de renda. “Aproveitando essas oportunidades, já definimos o planejamento estratégico para o ano, com todas as áreas técnicas integradas da Setur-RJ e TurisRio. Seguiremos nosso compromisso de fortalecer as 12 regiões turísticas do estado e avançar na promoção do Rio de Janeiro como principal destino nos mercados doméstico e internacional” , conclui o secretário Tutuca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.