Sustentabilidade na Sapucaí: dez toneladas de latinhas serão recicladas
Programa desenvolvido pelo Rio Carnaval em parceria com a Associação Brasileira de Alumínio pretende bater recordes em 2024
Estima-se que 100% das latas de alumínio consumidas pelos foliões, durante os desfiles da Série Ouro e Grupo Especial, de cerveja ou refrigerante, sejam destinadas à reciclagem. Mais de 10 toneladas de latinhas serão recolhidas, a exemplo do que já ocorreu no Carnaval do ano passado.
A ação integra o programa “Quem Samba Recicla”, desenvolvido e coordenado pelo Rio Carnaval, com apoio institucional da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio. O objetivo é fomentar a autonomia da cadeia produtiva dos catadores. “O Rio Carnaval quer estar cada vez mais engajado com as práticas sustentáveis, como a reciclagem. Participar de projetos como esse reforça o compromisso que temos com a proteção ao meio ambiente”, diz Gabriel David, diretor de marketing do Rio Carnaval.
Seguindo a pauta das latinhas, a cerveja patrocinadora do Carnaval do Rio vai homenagear a Escola de Samba campeã do Grupo Especial. Um carregamento de cerveja será oferecido – como cortesia – para a vencedora da disputa. Uma lata dourada, em edição limitada, foi desenvolvida para a futura detentora do caneco. Para a tristeza dos colecionadores, já foi comunicado que essa edição não será comercializada e chegará apenas para a festa no endereço do vencedor. “Brahma é a cerveja Nº1 do brasileiro quando se fala em apoio à maior paixão nacional, o Carnaval. Nascemos em plena Marquês de Sapucaí e reconhecemos o papel das Escolas de Samba como embaixadoras da alegria e de uma das tradições mais fortes de nossa cultura, por isso, com a personalização das latas, reforçamos nosso compromisso em valorizar essa grande festa”, diz Maurício Landi, diretor de Brahma.