“Série Ouro está pronta para brilhar na Sapucaí”, diz presidente da Liga
Às vésperas dos desfiles na passarela do samba, o gestor da Liga-RJ, Hugo Júnior, revelou preparativos, desafios e o crescimento da competição

A Série Ouro, antigo grupo de acesso, chega ao Carnaval 2025 com grandes expectativas e um novo patamar de reconhecimento. Às vésperas dos desfiles na Marquês de Sapucaí, o presidente da Liga-RJ, Hugo Júnior, conversou com a coluna sobre os preparativos, os desafios e o crescimento da competição.
Como estão as expectativas para o Carnaval 2025 da Série Ouro?
As expectativas são as melhores! A Série Ouro tem uma nova cara, um novo formato, e estamos obtendo êxito por onde passamos. Tivemos um grande momento com o mini desfile, em dezembro de 2024, onde todas as 16 agremiações mostraram um pouco do que vão levar para a Sapucaí. Foi um grande sucesso, tanto na organização quanto na performance das escolas.
Os ensaios técnicos também mostraram essa evolução?
Com certeza! Tivemos ensaios técnicos muito positivos, com aprovação quase total. Claro que sempre há ajustes a serem feitos – tivemos um problema pontual no carro de som no segundo domingo –, mas, no geral, o resultado foi excelente. As escolas estão prontas!

Já começaram os trabalhos de deslocamento das alegorias?
Sim! Hoje, quinta-feira (27), começaram as movimentações das alegorias das escolas que desfilam na sexta-feira. Esse é um momento crucial, pois marca a reta final dos preparativos para os desfiles oficiais.
A venda de ingressos também foi um grande sucesso este ano, certo?
Isso mesmo! Pela primeira vez na história da Série Ouro, os ingressos se esgotaram. Esse é um sinal muito positivo, que mostra que o público e o sambista estão acreditando no projeto e no espetáculo que estamos preparando.
O que o público pode esperar das apresentações deste ano?
Podem esperar um espetáculo grandioso! Tenho certeza de que todo sambista que estiver na Sapucaí na sexta e no sábado vai sair com aquele gostinho de que o Carnaval 2025 da Série Ouro foi um sucesso absoluto. Estamos muito felizes com tudo que construímos até aqui!
Série Ouro: A porta de entrada para o Grupo Especial
Na sexta-feira, desfilam a partir de 21h:
Botafogo Samba Clube
Arranco do Engenho de Dentro
Inocentes de Belford Roxo
Unidos da Ponte
Estácio de Sá
União de Maricá
Em Cima da Hora
União da Ilha do Governador
No sábado, desfilam:
Tradição
União do Parque Acari
Vigário Geral
Unidos de Bangu
Porto da Pedra
São Clemente
Niterói
Império Serrano
- As escolas Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e Império Serrano não serão avaliadas e desfilarão com status de “hors-concours”, devido ao incêndio que destruiu fantasias das agremiações.

Assim como no Grupo Especial, as escolas serão avaliadas por 36 jurados, divididos em nove quesitos: Bateria, Comissão de Frente, Evolução, Harmonia, Fantasia, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Enredo e Samba-Enredo. A pontuação será registrada em quatro cabines de julgamento, e a menor nota de cada quesito será descartada.
Com menos recursos financeiros, os carnavalescos da Série Ouro fazem valer a famosa frase de Fernando Pamplona: “Tem que se tirar da cabeça aquilo que não se tem no bolso.” Enquanto uma escola da divisão de acesso realiza seu espetáculo com cerca de R$ 2 milhões, uma agremiação do Grupo Especial recebe um repasse de R$ 14 milhões da Liesa.
A campeã será conhecida na quinta-feira (6), durante a apuração. Tanto os desfiles quanto a apuração terão transmissão ao vivo na Band.