Rio assina acordo com Brics para intercâmbio esportivo entre atletas
Capital fluminense será sede de competição internacional voltada a projetos sociais dos países do bloco

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro firmou um acordo com a Brics International Football Alliance (Bifa) para promover um intercâmbio esportivo e cultural entre crianças e adolescentes de projetos sociais dos países do bloco econômico.
A parceria prevê que jovens atletas possam treinar modalidades esportivas em diferentes nações do Brics. Um aluno brasileiro, por exemplo, poderá praticar tênis de mesa na China ou xadrez na Rússia, enquanto estrangeiros poderão vir ao Rio para desenvolver habilidades no futebol, vôlei ou skate.

Um dos principais pontos do acordo é a realização de uma competição internacional entre os jovens atletas dos países participantes. O Rio já foi definido como sede do evento, que ainda não tem data confirmada.
“O acordo com o Bifa mostra o quanto o Rio de Janeiro se consolidou no cenário esportivo internacional. Vamos ser o foco da instituição aqui na América Latina. É mais um exemplo de como a cidade se beneficiou dos Jogos Olímpicos. Outros países querem agora se beneficiar do que construímos”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
O Rio será o ponto focal do Bifa na América do Sul, tendo como base a infraestrutura e o legado deixados pelos Jogos Olímpicos de 2016. Atletas do Time Rio estarão presentes na cerimônia de assinatura do acordo, marcada para o Palácio da Cidade.