Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista
Continua após publicidade

A fila antes da viagem

Demanda reprimida em função da pandemia provoca uma enorme espera para emissão de vistos no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 Maio 2022, 12h59

Com a pandemia o mundo deixou de viajar, milhares de voos foram paralisados e o turismo foi uma das áreas mais afetadas. No entanto, com a flexibilização e a normalização do turismo internacional milhares de cariocas voltaram a programar suas viagens. Os Estados Unidos sempre foram, e pelo visto continuam sendo, uns dos destinos mais requisitados. Esse retorno vem provocando filas enormes e para entender a situação, questionamos o consulado Norte-Americano. A adida de imprensa do consulado dos Estados Unidos, Sra. Gledisa Sanxhaku, respondeu rapidamente nossos questionamentos:

1- Temos recebido informações de que são necessários 260 dias para renovação ou retirada de primeiro visto. Isso procede? 

Tipos diferentes de visto possuem processos de solicitação distintos, por isso não é possível especificar o tempo de espera. A renovação é também um processo mais simples do que a emissão de um novo visto, muitas vezes não demandando entrevista. Para vistos de estudante e intercâmbio, por exemplo, a espera é de apenas três dias úteis para marcação de entrevista.
Estamos trabalhando arduamente para aumentar a disponibilidade de agendamentos continuamente para todos os tipos de visto e ficamos felizes em compartilhar que o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro processou, desde novembro de 2021, quando retomou as operações rotineiras, mais de 100.000 solicitações de vistos e que estamos no caminho para processar mais vistos em 2022 do que em qualquer ano recente.
É importante ressaltar que o solicitante pode antecipar sua entrevista acessando o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv frequentemente, pois novos agendamentos podem ser abertos sem aviso prévio.

2- A demanda reprimida do período pandêmico afetou essa questão? Tem mais brasileiros solicitando do que o normal?

Sim, a demanda reprimida causada pela pandemia gerou tempos longos de espera, e reconhecemos que isso pode ser frustrante. Mesmo com esse impacto, como dito acima, conseguimos processar a marca de mais de 100.000 solicitações desde novembro de 2021. Estamos disponibilizando mais vagas continuamente, por isso recomendamos acessar nosso site com frequência para encontrar uma data mais próxima.
Além disso, recomendamos sempre planejar viagens com antecedência e solicitar vistos o mais rápido possível, evitando deixar para a última hora.

Continua após a publicidade

3- O serviço ficará dessa forma ou poderá melhorar nos próximos dias?

Estamos trabalhando arduamente para aumentar a disponibilidade de agendamentos. Novas vagas podem surgir sem aviso prévio, portanto, caso o solicitante encontre uma data para entrevista mais próxima, ele pode remarcar.
Acesse o site com frequência para checar a disponibilidade: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv.

Solicitantes de visto que desejarem tirar dúvidas específicas sobre o processo de visto visitar o site https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.