Evento na Cidade do Samba elege Rei Momo e marca inclusão
Pela primeira vez Corte Real incluiu representantes não binários e trans
Na noite desta sexta-feira (22), a Riotur realizou a eleição da nova Corte do Carnaval 2025. A cidade, portanto, já tem o seu rei da folia, que receberá as chaves da cidade das mãos do Prefeito Eduardo Paes no início das festividades momescas. Pela primeira vez, a Corte Real incluiu oficialmente representantes não binários e trans, o que demonstra um compromisso da cidade com a diversidade, inclusão e representatividade na maior festa popular da capital fluminense.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um projeto aprovado pela vereadora Tainá de Paula na Câmara dos Vereadores, que ampliou os critérios de participação para torná-los mais inclusivos. Agora, a grande família real do samba conta com sete integrantes. “A Corte Real 2025 é um reflexo do espírito do Carnaval carioca: diverso, acolhedor e representativo. Estamos muito orgulhosos de celebrar a inclusão em um dos maiores eventos culturais do mundo”, disse o presidente da Riotur, Patrick Corrêa.
O evento ocorreu na Cidade do Samba e contou com um painel de 20 jurados, cujos nomes foram divulgados previamente no Diário Oficial. Personalidades do samba, jornalistas e especialistas de diferentes áreas deram notas de cinco a dez pontos para cada um dos finalistas. Selminha Sorriso, Lucinha Nobre e Tia Surica defendiam as tradições na mesa avaliadora. Além disso, o júri contou com jornalistas como Thiago Gomide, Malu Gaspar, Rene Silva, Leonardo Bruno, Aydano Motta e Rita Fernandes.
Confira os vencedores da #CorteRealdoRio2025:
• Rainha: Thuane Rozario (@thuanewerneck)
• Rei Momo: Kaio Mackenzie (@reimomo.kaiomackenzie)
• 1ª Princesa: Rhuanda Monteiro (@rh_monteiro)
• 2ª Princesa: Jéssica Costa (@jessi.almeida)
• Muso: Luís Otávio (@otaviio.luis)
• Musa: Bianca de Oliveira (@bianca.mourao.pb)
• Cidadão Não Binário: Lucas Valentin (@lucks_valentim)